Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPERAÇÃO VERÃO 2021

Defesa Civil emite alerta sonoro para prevenir acidentes durante a preamar

Por Aline Saavedra (SECOM)
31/07/2021 14h45

Novidade da Operação Verão 2021, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), um alerta sonoro vem sendo emitido em veículo da Defesa Civil Estadual, vinculada ao Corpo de Bombeiros MIlitar informando sobre o horário de preamar e pedindo aos condutores que afastem os veículos da zona de varrida, espaço até onde a maré alcança, na praia do Atalaia, localizada no município de Salinópolis. 

O trabalho tem o objetivo de resguardar a vida dos banhistas e prevenir acidentes com veículos automotores, a exemplo de carros que são atolados e ficam tomados pela maré. Além disso, orientações sobre o fluxo de veículos, cuidados ao tomar banho de mar são realizados de forma constante. 

De acordo com o chefe de equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em Salinas, Capitão Carlos Rangel Valois, o trabalho é visto como positivo pela população. "A função da Defesa Civil é justamente de aproximar o Estado da sociedade. A recepção é de que o Estado tem se preocupando com a população que agradece", afirmou o capitão. 

Somente no final de semana passado, 2.014 pessoas foram orientadas especialmente no sábado e domingo. O trabalho se intensifica nestes dois dias, quando a praia recebe ônibus de piquenique. No sábado (24), 16 ônibus foram abordados e no domingo (25), 55 ônibus de piquenique, por exemplo. 

Um outro trabalho realizado pela Defesa Civil é a entrega de pulseiras de identificação. Sábado e domingo passados, 346 pulseiras foram colocadas em menores que desciam dos ônibus de piquenique. 

"O trabalho facilita o cuidado com crianças e agiliza o contato com o responsável. É uma iniciativa que já existe há bastante tempo e que só vem ganhando força", conclui o chefe de equipe.