Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

Municípios da Região do Rio Caeté são contemplados com Ação de Cidadania e Saúde

Iniciativa começou nesta quinta (5) e seguirá até sexta-feira (6), garantindo a emissão de documentos pessoais, como RG, certidão de nascimento, entre outros

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
05/08/2021 15h10

Servidores estaduais na Escola Jonathas Pontes Athias, no centro da cidade de Peixe-Boi, atendendo à população nesta quinta-feira (5) Dando continuidade ao atendimento de cidadania e saúde ofertado à população, o Governo do Estado chega ao município de Peixe-Boi, nordeste paraense, com diversos serviços e ações sociais aos moradores. A iniciativa começou nesta quinta (5) e prossegue até sexta-feira (6), nas dependências da Escola Jonathas Pontes Athias, no centro da cidade, de 8h às 14h.

“É importante levar esse tipo de atendimento para os municípios, aproximando o Estado da população e atendendo as necessidades das pessoas de forma eficiente. Nossa intenção é garantir que todos sejam atendidos e saiam satisfeitos”, afirmou Sidney Gouvêa, diretor de Ações Estratégicas da Fundação ParáPaz, que acompanhado a caravana.

Aos 38 anos de idade e com o documento de identidade precisando de atualização, dona Walmira Oliveira, foi à ação social, acompanhada da filha, e contou que precisava de um novo documento para continuar recebendo alguns benefícios sociais para o sustento da família. Ela soube no local que também poderia atualizar a certidão de nascimento, gratuitamente. 

Walmira Oliveira renovou a antiga RG, documento indispensável para ela receber benefícios sociais, como o Bolsa Família"Preciso renovar a identidade para conseguir sacar o Bolsa Família porque o banco não aceita mais a antiga que já está muito velha, principalmente a foto que está sumindo. Quando cheguei me orientaram a tirar a segunda via da certidão de nascimento que está muito deteriorada e posso precisar, futuramente", informou. 

Assim como a dona Walmira, centenas de pessoas precisam solucionar pendências com documentos pessoais e para que isso aconteça de forma mais rápida, muitas aguardam por uma ação de cidadania, que concentra em um só local diversos órgãos estaduais e, às vezes, municipais, tornando possível o acesso e a solução dos problemas rapidamente, como relatou Maria Agenalva de Souza, de 43 anos. 

“Não estou conseguindo ajeitar mais nada e me faziam muitas perguntas no banco para eu poder receber. Queriam data de nascimento, nome da minha mãe, e esse mês disseram que eu não ia conseguir de jeito nenhum por causa dessa identidade”. 

Após o atendimento, Agenalva ficou tranquila porque não passaria mais constrangimentos. “Agora vou ter muito cuidado com esse documento porque é muito difícil tirar no município, são muitos meses de espera”, complementou. 

Além da emissão da 1º e demais vias da cédula de identidade, a iniciativa viabilizou a gratuidade na emissão de 2ª via da certidão de nascimento e serviços de saúde, como: consultas médicas; testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatite B e C, Covid-19; vacinas e regulação para consultas especializadas. 

Com jogos de dama, xadrez e pinturas infantis, o projeto “Espaços Abertos”, da Fundação ParáPaz, garante entretenimento durante toda a espera. O “Entre Elas” e “Balcão da Juventude”, também integram a programação. 

Compromisso 

Na segunda e terça-feira (02 e 03), a ação de cidadania e saúde esteve no município de Capanema oferecendo os mesmos serviços, somando mais de 2.400 atendimentos gratuitos à comunidade na Escola Maria Amélia de Vasconcelos. Somente no primeiro dia, foram entregues 350 cédulas de identidade e no segundo, 250. 

A coordenação da pessoa com deficiência no Estado entregou 40 meios auxiliares de locomoção, sendo 10 cadeiras de rodas padrão; 12 cadeiras de rodas tetraplegia; 06 carrinhos adaptados e 12 cadeiras para banho. 

A realização conta com a parceria entre Fundação ParáPaz, Secretarias de Estado de Saúde (Sespa) e Educação (Seduc), Defensoria Pública, Polícia Civil e do suporte técnico da Prodepa.