Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Segup avança com ações para o combate a crimes relacionados à intolerância religiosa

Secretaria sediou reunião do Conselho da Segurança para a construção do Plano de Enfrentamento à Violência Contra os Povos Tradicionais de Matriz Africana

Por Walena Lopes (SEGUP)
06/08/2021 13h36

Na sede da Segup, em Belém, o secretário Ualame Machado, com representantes de entidades sociais e de religiões de matriz africanaNa manhã desta sexta-feira (6), na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), foi realizado um encontro para o início da construção do Plano Estadual de Enfrentamento à Violência Contra os Povos Tradicionais de Matriz Africana, com o objetivo de implementar políticas públicas pautadas em defesa dos direitos e proteção aos povos de religiões de matrizes africanas no Estado.
A reunião faz parte da sequência de compromissos e ações definidas pela Segup para o combate à violência e criminalidade relacionados à intolerância religiosa, especialmente, direcionadas aos povos de religião africana. 

“No final de junho nos comprometemos em assumir ações em defesa a esses povos, e assim estamos dando continuidade às medidas imediatas e de médio e longo prazo para que possamos garantir segurança a essas minorias que carecem de assistência e do respeito às suas práticas por toda a sociedade”, ressaltou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado.

Durante o encontro, o titular da Segup pontuou as principais ações já implementas pela Segurança Pública, em caráter imediato, para garantir maior celeridade às causas dos povos de matriz africana, bem como as minorias que sofrem com violências. 

Reunião nesta sexta-feira (6) tratou da construção do Plano de Enfrentamento à Violência Contra os Povos Tradicionais de Matriz Africana “Hoje já possuímos abas para o registro de denúncias de intolerância religiosa, através do nosso canal do Disque Denúncia - 181, e também por meio do WhatsApp da Iara. Assim como nós conseguimos também incluir no banco de dados do Sistema de Segurança Pública (Sisp), através da delegacia virtual, por meio da Polícia Civil, abas para registros de  ocorrências que agora já podem ser classificadas e computadas com os crime de intolerância religiosa, injúria racial e ainda crimes de LGBTQfobia. Essas são conquistas importantes para que possamos, sobretudo, computar estatisticamente esses crimes e assim direcionar de forma mais específica ações em combate a esse tipo de crimes”, destacou Ualame Machado.

Plano - A construção de um comitê para a formação do Plano Estadual em defesa dos povos de Matriz Africana também foi uma das medidas de médio e longo prazo, definidas pela Segup para o combate à violência contra essas minorias. 

A Diretoria de Prevenção e Violência da Segup (Diprev), apresentou o cronograma de trabalho para a construção do Plano Estadual e as metodologias para a condução do dispositivo e assim dar continuidade e implementação das medidas de segurança. 

Participantes - Pelo Conselho da Segurança Pública e Defesa Social do Estado (Consep), estiveram presentes representantes da Sociedade Paraense em Defesa dos Direitos Humanos, Centro de Estudo e Defesa do Negro do Pará (Cedenpa), Polícia Militar, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Pará (OAB), Ouvidoria, Guarda Municipal de Belém e Ananindeua, além de representantes dos Grupos de Matriz Africana da região do Carajás.