Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTERPASS

Cadastramento para meia passagem estudantil no transporte intermunicipal se encerra no próximo dia 13

Por Cybele Puget (ARCON)
09/08/2021 09h56

Os estudantes que precisam se deslocar do município onde moram para estudar em outra cidade dentro do território paraense possuem direito ao benefício da meia passagem estudantil, o Interpass. A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-Pa) e a Comissão Gestora Tripartite da Meia Passagem Intermunicipal (Cogmep) comunicam sobre o prazo para o cadastramento do benefício que se encerrará no dia 13 de agosto. 

“O cadastro para a emissão da meia passagem estudantil no transporte intermunicipal iniciou no mês de abril de 2021. Estão sendo atendidas as solicitações para a primeira via, e renovação do benefício” esclarece Denise Pimenta, diretora de Controle Financeiro e Tarifário da ARCON-Pa. 

Os estudantes matriculados nas instituições de ensino de Belém, Ananindeua e Marituba devem fazer o agendamento para o atendimento presencial e logo depois procurar o escritório da Cogmep, localizado no Terminal Rodoviário de Belém.  Já os alunos matriculados nos demais municípios do estado podem entregar a documentação para o cadastro nas suas respectivas instituições de ensino. 

A estudante universitária Larisse Corrêa, que mora em Bragança, procurou o escritório da Cogmep em busca de informações para ter acesso ao benefício.  “Estou cursando psicologia na Unama, em Belém, por isso,  a carteirinha vai representar uma grande ajuda com a redução dos gastos com a passagem para que eu possa dar continuidade e concluir meus estudos”, declara Larisse. 

Os alunos que estão com carteirinhas vencidas, emitidas nos anos de 2019/2020, devem solicitar a renovação junto à sua instituição de ensino para continuarem tendo acesso ao benefício no deslocamento para a realização dos estudos. Para adquirir o Interpass, o estudante da rede pública de ensino deve entrar em contato com a Cogmep, ou com sua instituição de ensino, apresentando os seguintes documentos: duas fotos 3x4, declaração ou atestado de matrícula, original e cópia do comprovante de residência atualizado (contas de água, energia ou telefone), carteira de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Aos universitários da rede privada de ensino é necessária a apresentação do comprovante de renda, (própria ou do responsável, de até dois salários mínimos), declaração de que o aluno se encontra regulamente matriculado, cópias da identidade, CPF, contracheque, extrato bancário (caso o recebimento do salário seja em conta), recibo de entrega da declaração de imposto de renda (IRPF) do aluno, ou de seu responsável financeiro.

O requerimento para o aluno solicitar o cadastramento para o Interpass está disponível no site da Arcon: www.arcon.pa.gov.br. O aluno deve imprimir o requerimento, e após preencher os dados levar na sua instituição de ensino para que seja carimbado e assinado, e em seguida apresentar à Cogmep para dar início ao processo do cadastramento. Após o prazo final,13 de agosto, não será possível dar entrada na solicitação do benefício para a vigência de 2022. 

Serviço: O cadastro de novos alunos pode ser feito no escritório da Cogmep, que fica localizado no 1º andar do Terminal Rodoviário de São Brás - sala 115, no horário das 9h às 15h. O agendamento pode ser feito pelo telefone: (91) 3246-7820 ou (91) 98237-1261, ou pelo e-mail: arconcogmep@arcon.pa.gov.br