Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEMÓRIA

Ioepa e Sesma lançam livro sobre a história das políticas de saúde do Pará

O lançamento do e-book fez parte das comemorações pelo centenário do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Belém

Por Governo do Pará (SECOM)
11/08/2021 18h08

Como parte das comemorações pelo centenário de funcionamento do Hospital Pronto-Socorro Municipal Mário Pinotti (HPSM), em Belém, a Imprensa Oficial do Estado (Ioepa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) lançaram nesta quarta-feira (11), às 10h30, a obra “As políticas de Saúde do Pará na Primeira República”, do médico sanitarista José Raimundo da Silva Árias e da professora Regina Barbosa da Costa, servidores públicos das áreas de saúde e educação, respectivamente. A obra, no formato e-book, dá início às comemorações pelos dois anos de criação da Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa.

Na cerimônia, cinco exemplares impressos do livro “As políticas de Saúde do Pará na Primeira República” foram distribuídos ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; ao secretário Municipal de Saúde, Maurício Bezerra, aos autores da obra e ao presidente da Ioepa, Jorge Panzera.Autoridades com os exemplares da obra, de autoria do médico José Raimundo da Silva Árias e da professora Regina Barbosa da Costa

O evento no HPSM também contou a assinatura de um contrato de parceria entre Imprensa Oficial e Sesma, visando à versão impressa da obra de Raimundo Árias e Regina Barbosa da Costa.

O coordenador da Editora Pública Dalcídio Jurandir, Moisés Alves, destacou a importância da obra. “Os autores nos fazem pensar sobre a importância histórica da luta pela constituição de uma política pública de Saúde. No passado, essa luta se refletiu na criação de nossa Carta Magna; em nosso Estado Democrático de Direito. Essa luta na Primeira República acaba dando condições para criação do SUS (Sistema Único de Saúde) e da nossa Constituição. Então, para nós, da Ioepa, a edição desse livro tem a importância do resgate dessa memória histórica; está tudo registrado nas páginas do Diário Oficial do Estado, que é a fonte primária na qual a professora Regina e o dr. Árias foram beber para dar à luz sua pesquisa”, ressaltou.

Segundo Moisés Alves, a obra também é uma oportunidade de estreitar parcerias entre o Governo do Pará e a Prefeitura de Belém. “A publicação de livros como esse, que tratam da memória de aspectos da vida e da cultura do povo do Pará, é uma política pública do governo do Estado, que a Ioepa e a Editora Dalcídio Jurandir ficam orgulhosas de levar adiante”, acrescentou o coordenador da editora da Ioepa.

A versão impressa da obra “As políticas de Saúde do Pará na Primeira República” será lançada na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, prevista para ocorrer em novembro deste ano.

História - A obra é resultado de uma ampla pesquisa sobre os atos governamentais estaduais e municipais relativos à saúde, no Estado do Pará, nos governos republicanos entre os anos 1889 a 1930, publicados em diversas fontes, entre elas os registros publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Trata-se de uma obra voltada a pesquisadores das áreas de Saúde, História e Antropologia, e a todos que se interessarem pela memória das instituições públicas do Pará. A autora Regina Costa disse que o livro aborda a instauração do governo republicano e as mudanças ocasionadas na área da Saúde.

“Além disso, o livro apresenta a situação dicotômica que se criou entre a higiene e o distrito sanitário, até hoje presente, mesmo com o esforço de superação por meio do conceito da diretriz organizativa do SUS”, explicou a escritora, professora e pesquisadora.

Texto: Ailson Braga - Ascom/Ioepa