Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará participa de encontro técnico no Tocantins para aprimorar sistemas institucionais

Equipes trocaram experiências e abordaram procedimentos para maior eficiência da fiscalização de trânsito de animais e de vegetais entre os dois estados

Por Rodrigo Reis (PC)
13/08/2021 15h20

Equipes da Adepará e da Adapec (Tocantins) em reunião técnica para troca de experiências entre procedimentos de fiscalizações Representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) participaram nesta quinta-feira (12), em Palmas, capital do Tocantins, de uma reunião técnica na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) do estado vizinho, para fortalecer a parceria entre as duas instituições, no que diz respeito à eficiência de fiscalização de trânsito de animais e de vegetais entre os dois estados, como também trocar experiências sobre os sistemas de informática quanto à verificação de documentos oficiais de trânsito.

Segundo Jefferson Pinto de Oliveira, diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adepará, o objetivo da visita  foi também para estreitar as relações técnicas, operacionais e administrativas entre os estados do Pará e Tocantins.  

“O objetivo do encontro foi verificar como está o plano estratégico de retirada de vacinação de febre aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e também criar um modo de operação integrado para verificação de documentos oficiais sanitários, para que as Agências possam desenvolver suas atividades de forma mais eficiente e em conjunto no combate a fraudes de trânsito”, explicou o diretor da Adepará.

A equipe da Adepará conheceu como funciona o Sistema Informatizado de Defesa Agropecuária (Sidato), bem como trocaram informações sobre a retirada da vacinação contra a febre aftosa de ambos os territórios.

O estado do Pará faz parte do bloco II com a perspectiva de remover a vacinação em outubro de 2022. O Tocantins faz parte do bloco IV, com previsão para retirada da vacinação a partir de 2022.

O diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, falou da importância da parceria, e juntamente com a equipe demonstrou como é o banco de dados e as atividades desenvolvidas dentro do Sistema. Além disso, el explanou sobre as ações que visam o avanço do status sanitário da febre aftosa. “Temos um Sistema robusto, auditado, que nos dá segurança para executar as atividades e a Adepará, que é uma grande parceira, vem agregar conhecimento para discutirmos a integração de sistemas”, avaliou.

A Adepará foi criada em 2002 com a missão de planejar e executar ações que promovam a sanidade e a qualidade da produção agropecuária, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Estado do Pará, e dessa forma garantir a segurança alimentar à população.