Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DA PAZ

TerPaz realiza entrega de cadeira de rodas para moradores de Belém e Ananindeua

A iniciativa também contempla palestras educativas sobre temas de interesse geral, como prevenção à Covid-19; saúde oral; e a distribuição de kits para higiene bucal

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
16/08/2021 16h18

"Nós estamos fazendo com que esses serviços cheguem a quem mais precisa", afirmou a primeira-dama do Estado, Daniela BarbalhoEmocionada, assim estava a dona de casa, Roseane do Espírito Santo, de 36 anos, moradora do bairro do Benguí, em Belém. Ela foi buscar a cadeira de rodas para o pai, de 78 anos, que não enxerga e perdeu uma das pernas devido a complicações da diabetes.

“O meu pai estava precisando muito porque a cadeira de rodas que ele tem já estava toda quebrada e nós não tínhamos condições financeiras para comprar uma nova. Ele não enxerga, tem problema no coração e perdeu uma das pernas por causa da diabetes, então eu agradeço a todos por essa ajuda’’, disse a moradora.

Miriam Lisboa, de 47 anos, era só alegria, já que conseguiu a tão sonhada cadeira de rodas e de banho para a mãe de 86 anos. “Eu já estava tentando há muitos anos uma cadeira de rodas para a minha mãe, mas sem sucesso. Ter uma ação dessa aqui no bairro é maravilhosa e beneficiou não só a minha mãe, como outras pessoas que estão precisando’’, afirmou a moradora. 

A ação do Governo do Estado, ocorreu na manhã desta segunda-feira (16), por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que promoveu a entrega de 45 cadeiras de rodas e equipamentos necessários às Pessoas com Deficiência (PcDs), nos bairros do Benguí, em Belém, e do Icuí-Guajará, em Ananindeua. A atividade é realizada em parceria da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

"Esses 45 equipamentos vão mudar a vida dessas pessoas, trazendo qualidade de vida para elas. A procura foi tão grande que também estendemos essas ações de cidadania por todo o Pará, estamos levando esses serviços a vários municípios do Estado’’, destacou a coordenadora da Sespa no TerPaz, Alessandra Amaral. 

“Para além de cadeira de rodas, o Estado do Pará por meio do TerPaz, entregou cidadania, resgatou o direito de ir a vir, o que demostra nosso compromisso com as pessoas com deficiência, além disso, essa é uma ação continuada e que beneficia os sete territórios atendidos pelo programa’’, concluiu a diretora Geral do Núcleo de Articulação da Cidadania (NAC) da Seac, Juliana Barroso.

A ação contou com a participação da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho. "Nós estamos fazendo com que esses serviços cheguem a quem mais precisa, e hoje foram entregues mais cadeiras de rodas, desta vez no bairro do Icuí-Guajará em Ananindeua e no Benguí em Belém, o que é maravilhoso, porque mostra que as pessoas estão acreditando no trabalho que está sendo realizado pelo Governo do Estado’’, ressaltou a primeira-dama.

Moradora do Icuí-Guajará, Maria de Lurdes, cujo filho de 27 anos, com paralisia cerebral, foi beneficiado: "Essa cadeira veio em boa hora’’ Moradora do bairro do Icuí-Guajará, há 30 anos, a dona de casa Maria de Lurdes, foi uma das pessoas beneficiadas. “O meu filho tem 27 anos, nasceu com de paralisia cerebral, que foi causada pela falta de oxigenação no cérebro e que comprometeu toda a sua parte motora, por isso, essa cadeira de rodas veio em boa hora’’, disse a moradora.

Marli Pereira com João Miguel, que tem autismo e a Síndrome de Down: “Essa ação é muito importante, não tínhamos cadeira de rodas".A ação também beneficiou o João Miguel, de apenas 4 anos de idade, que é autista e tem Síndrome de Down. “Essa ação é muito importante, nós não tínhamos cadeira de rodas e era muito difícil sair com ele, mas agora vai ficar mais fácil, vamos poder sair com mais frequência para passear’’, concluiu a mãe do João Miguel, Marli Pereira. 

A entrega das cadeiras contempla um dos serviços garantidos pelo TerPaz, para se cadastrar basta ir às Ações de Saúde, sempre realizadas nos finais de semana. Nessas ações há também consultas ginecológicas, pediátricas e com clínico geral; aferição de pressão arterial; teste de glicemia e encaminhamento para consultas e exames especializados, por meio da Central de Regulação da Sespa, nos Territórios pela Paz em Belém, Ananindeua e Marituba. 

Em todas as ações há palestras educativas sobre temas de interesse geral, como prevenção à Covid-19 e saúde oral, além de distribuição de kits para higiene bucal. Nas próximas semanas, moradores de outros bairros atendidos pelo Programa Territórios pela Paz também serão beneficiados.