Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Emater orienta agricultores de São Domingos do Araguaia para acesso às políticas públicas

Seminário do escritório da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Pará, em São Domingos do Araguaia, abordou o Pronaf, Plano Safra, entre outros programas

Por Governo do Pará (SECOM)
17/08/2021 13h47

Seminário da Emater reuniu produtores, trabalhadores rurais, técnicos municipais, entre outros públicos, em São Domingos do Araguaia Organizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) em São Domingos do Araguaia, o primeiro seminário sobre a importância das Políticas Públicas (Pronaf, PNAE, PAA, PNCF e o Plano Safra 2021/2022) reuniu na última semana, lideranças do meio rural, representantes do sindicato dos produtores e de trabalhadores rurais, técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), do Banco do Brasil e das secretárias de Agricultura e Meio Ambiente, do município do sudeste do estado.

A ação, na Câmara dos Vereadores, foi planejada pelo escritório local de São Domingos do Araguaia a fim de esclarecer sobre políticas públicas e sobre a prestação de serviços dos diferentes órgãos que atendem aos agricultores familiares, reunidos em um só evento, explicou o coordenador do escritório local, Rudinei Magalhães.

“A  Emater apresentou os resultados do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Proater) do escritório local e falamos sobre as políticas públicas que podem ser acessadas pelos agricultores com o nosso apoio. A Adepará abordou a importância do "Selo Artesanal" e sobre o termo de cooperação técnica entre Emater e Adepará. Já as Secretarias de Agricultura e de Meio Ambiente contextualizaram suas respectivas atuações no município”, informou Rudinei.

No evento, a Emater também abordou o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

O supervisor do escritório regional da Emater em Marabá, Aguiberto Alves, ressaltou o papel da reunião para os agricultores e para a troca de experiências. “É muito importante, pois ao tomar conhecimento dos programas existentes, os mesmos podem tomar decisões conscientes e estratégicas a partir do conhecimento adquirido através da ação”.

Também foram apresentados depoimentos em vídeos de agricultores familiares atendidos pela Emater com experiências exitosas no desenvolvimento de seus projetos. No encerramento foi feito o lançamento simbólico do “Plano Safra 2021/2022”. 

Atualmente o escritório da Emater em São Domingos do Araguaia atende em média 156 famílias de agricultores familiares. A expectativa é alcançar até o final do ano 350 famílias.

*Texto de Etiene Andrade (Emater).