Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA DA PAZ E CIDADANIA

TerPaz leva projeto de Educação Fiscal para alunos do bairro da Cabanagem, em Belém

A atividade é parceria da Sefa, coordenadora da ação, com a Seac, Seduc, a Escola de Governança Pública do Pará e a Receita Federal do Brasil 

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)
17/08/2021 14h43

Disseminador do Programa de Educação Fiscal da Sefa, Manoel Nunes conversa com os alunos da Escola Prof. Nagib Coelho MatniNa manhã desta terça-feira (17) foi retomado o projeto de Educação Fiscal, por meio do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), e, desta vez, a capacitação foi promovida para alunos do 9° ano, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Nagib Coelho Matni, que integra o Território da Cabanagem, em Belém. A atividade é realizada em parceria pelas Secretarias Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), de Estado da Fazenda (Sefa), que é responsável pela coordenação do evento e a da Educação (Seduc), além da Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) e da Receita Federal. 

"Esse programa visa disseminar os conceitos sobre tributação, a aplicação dos recursos públicos e essa relação entre o Estado e a sociedade. Hoje nós tratamos sobre cidadania, como se faz, repassando os conceitos, em relação aos direitos e os deveres de cada cidadão, exploramos também a função do estado com relação aos poderes constituído e por fim falamos um pouco sobre os tributos, tanto os federais, estaduais e os municipais’’, ressaltou Manoel Nunes, o Disseminador do Programa de Educação Fiscal da Sefa.

"Eu achei essa palestra muito boa, aqui pude aprender um pouco mais sobre cidadania, os nossos direitos e deveres e sobre os tributos e impostos’’, disse a estudante do 9° ano, Raissa Souza, 16 anos.

O programa de Educação Fiscal, já existe há mais de 20 anos, e foi implantado no programa TerPaz, no ano passado, mas devido ao agravamento da pandemia teve que ser suspenso e agora está sendo retomado.

A diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. Nagib Coelho Matni, Sônia Batista, ressaltou importância de ações como essa. "É primeira vez que essa ação ocorre aqui na Escola, o que é de extrema importância. Esses 20 alunos que participaram desse programa acabam se tornando multiplicadores dentro da nossa escola, principalmente na parte do patrimônio escolar, porque muitos não sabem que esses equipamentos são comprados com os nossos impostos, por isso é importante que eles saibam disso, para zelar ainda mais por esse patrimônio, é importante ressaltar que durante a palestra, todas as medidas sanitárias foram cumpridas’’, disse a professora.

Miguel Lima, 14 anos, já estuda na Escola há 3 anos, e também foi um dos participantes da palestra, ele contou que aprovou a iniciativa. ‘’Essa palestra foi muito boa e importante, aqui pude aprimorar os conhecimentos que já tinha sobre os assuntos debatidos’’, disse o estudante. 

O próximo território beneficiado com a ação do ‘Programa de Educação Fiscal’, será o do Bengui, em Belém.