Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran abre oito mil vagas para exames práticos em mutirão até o dia 1º de outubro

Os interessados devem fazer o agendamento obrigatório por meio do site, webchat ou pelo call center (154) do Departamento de Trânsito do Pará

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
17/08/2021 16h38

Detran informa que as provas serão no Ginásio Municipal de Ananindeua (Abacatão), até o dia 1º de outubro, de segunda a sextaA partir desta quinta-feira (19), moradores de Belém e região metropolitana, incluindo as ilhas, poderão realizar o exame prático de carro, moto e transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares (mais o motorista), durante o mutirão promovido pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran). São oito mil vagas disponibilizadas. O usuário deve fazer o agendamento obrigatório por meio do site, webchat e call center (154) do órgão. As provas acontecerão no Ginásio Municipal de Ananindeua (Abacatão), até o dia 1º de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 18h. O ginásio fica na avenida Arterial 5-B, 181, na Cidade Nova.

O mutirão de exames práticos busca reduzir a demanda reprimida imposta pela pandemia de Covid-19. Em meio a essas imposições, a solução encontrada pelo Detran foi organizar mutirões, mantendo todas as medidas de segurança e atendendo em diferentes localidades. A ação dá continuidade ao mutirão de exames teóricos, que ocorreu na última semana de julho e primeira semana de agosto, também em Ananindeua, o qual foi um sucesso, tendo ultrapassado a meta de atendimentos divulgada. O Detran tem a mesma expectativa para as próximas ações.

"O Detran vem fazendo esforços para acelerar os atendimentos que ficaram prejudicados durante o período de lockdown com mutirões e outras medidas para garantir a celeridade dos processos", afirma o diretor geral do órgão, Marcelo Guedes. "Ter a CNH é um requisito para conseguir emprego e tomar posse em concurso público, portanto precisamos fluir esse serviço e ajudar a vida da população que precisa do documento", conclui.

De acordo com o Detran, um instrutor do órgão acompanha e avalia o candidato durante todas as etapas dos testes práticosO exame prático é composto de três etapas: a primeira é fazer a baliza (estacionar), sendo que o candidato tem 5 minutos para concluir a tarefa, em até três tentativas. Na segunda etapa, o candidato precisa realizar o percurso indicado pelo instrutor do órgão. Por fim, a terceira fase é retornar com o veículo até a área de exames e parar o veículo no local adequado.

De acordo com o Detran, um instrutor do órgão acompanha e avalia o candidato durante toda a execução das etapas, e que o candidato não pode ultrapassar três pontos ao cometer falhas. No dia do exame, o usuário precisa ter em mãos um documento com foto (original) e o comprovante impresso do agendamento. Em caso de reteste, também é necessário levar o boleto pago.