Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMPLIANCE PÚBLICO

Igeprev capacita servidores para evitar irregularidades na gestão

Maior conhecimento sobre compliance no âmbito público ajuda a construir processos de maior eficácia na gestão da instituição

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
17/08/2021 19h26

A qualificação reúne servidores de vários setores do IgeprevServidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) participam, até o próximo sábado (21), de curso de capacitação em Compliance Público, que é o conjunto de regras e medidas, em conformidade com as normas, leis, regulamentos e diretrizes estabelecidas pelo órgão, com o objetivo de detectar e evitar ocorrência de irregularidades na gestão.

O curso objetiva proporcionar ao corpo técnico e à direção do Igeprev maior conhecimento sobre a metodologia aplicável de compliance no âmbito público e, com isso, construir processos que produzam maior eficácia na gestão da instituição.Rodrigo Pironti é um dos professores do curso

Um programa de compliance, além de trazer maior transparência à administração pública, possibilita mais segurança na análise dos processos administrativos. “É muito importante que o Igeprev promova esse tipo de capacitação, uma vez que no Norte, especialmente no Estado do Pará, os recursos são muito escassos em forma de qualificação para o setor público”, disse Luísa Porto, técnica previdenciária, que participa do treinamento.

O professor Rodrigo Pironti, um dos profissionais que ministram o curso, destacou a importância de o Igeprev qualificar seus servidores. “Eu entendo que a importância desse curso para o Igeprev é extremamente relevante, principalmente porque a legislação nacional hoje determina que os órgãos públicos estejam preparados para avaliar programas de integridade e também para qualificar os seus servidores no ponto de vista da moralidade e da ética. Não tenho dúvidas que este curso é bastante importante, trazendo dinâmica de qualificação profissional do serviço público”, disse Rodrigo Pironti.

Giussepp Mendes, presidente do IgeprevBoa gestão - O presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, disse que o curso visa proporcionar melhoria na gestão do patrimônio público. “A efetivação desse curso de compliance público representa o nosso compromisso com a gestão, com o Estado do Pará e com as nossas missões dentro do Igeprev. Vamos trabalhar para implementar um plano de compliance que construa processo e procedimentos internos do Igeprev, visando à boa gestão. Isso é um marco para a gestão do Igeprev, e de grande importância para o Governo do Pará, que hoje se preocupa com os programas de integridade e seus procedimentos”, enfatizou Giussepp  Mendes.

Os servidores participantes pertencem aos setores da Presidência, Controle Interno, Núcleo de Planejamento, Diretoria de Previdência e Diretoria de Administração e Finanças.