Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Detran promove mutirão de exames práticos, em Ananindeua, para três categorias de condutores

Processos de habilitação interrompidos por causa da crise sanitária de covid-19 estão sendo impulsionados para reduzir a demanda pela primeira habilitação

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
19/08/2021 14h32

Detran iniciou nesta quinta-feira (19), em Ananindeua, os exames práticos para habilitação de três categorias de condutores Na manhã desta quinta (19), no Ginásio Municipal de Ananindeua (Abacatão), o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) deu início ao mutirão de exames práticos para reduzir a demanda acumulada de processos de primeira habilitação, obstruídos por causa da pandemia de covid-19.

Os exames são destinados às categorias A (motocicleta) e B (carro), além de categoria D (caminhão) e serão realizados ao longo das próximas semanas, às segundas e quartas-feiras. Os atendimentos se iniciam às 8h, seguem até 12h, e prosseguem à tarde, de 14h às 17h, de segunda a sexta. Segundo o Detran, serão realizados de 120 a 130 exames diariamente.

Diretor geral do Detran, Marcelo Guedes diz que os mutirões diminuem a demanda e normalizam o atendimento ao cidadão. "Estamos conseguindo através de mutirões destravar a demanda reprimida desde o ano passado, então esperamos que essas oito mil vagas sejam preenchidas e que os candidatos possam realizar seus testes e conseguir a habilitação. Já havíamos realizado um mutirão semelhante a esse em Santarém, trouxemos agora para a região metropolitana e vamos estender para o interior", informa.

Na última segunda (16), 2,6 mil vagas foram disponibilizadas que os usuários agendassem atendimento durante este mutirão e mais 2,5 mil vagas serão abertas na sexta (27). Três motocicletas e três carros estão à disposição para que os usuários se submetam aos testes.

APROVADA

A candidata Jéssica Borges fez o exame de motocicleta e aprovou o mutirão e a estrutura. "Fiquei nervosa um pouco em relação ao teste, mas consegui manter a calma e fui aprovada. Esse mutirão veio na hora certa, o espaço aqui é bom, tem muita gente para fazer, eu inclusive estava ansiosa pra concluir o processo e agora consegui", afirma.

Seis mutirões já foram realizados pelo Detran desde fevereiro e resultaram em três mil atendimentos, entre exames práticos e de legislação. De acordo com o candidato Ivair Junior, o exame foi bem tranquilo e rápido.

"Ocorreu tudo bem, tive apenas uma falta no percurso, e fui bem orientado pelo avaliador. Feliz por conseguir a minha aprovação e encaminhar a minha habilitação para seguir uma profissão em breve", comemorou.

AGENDAMENTO

Para agendar o exame basta o usuário ligar aos canais de atendimento, 154 ou 3289-7500, ou então através do site do órgão, na página inicial, na seção "Serviços Habilitação", na aba "Agendamento de Exames e Biometria". E ainda pelo webchat, também no site do Detran.

*Com colaboração de Celso Junior.