Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Mocajuba terá mais 4,5 km de vias urbanas com drenagem e pavimentação

A iniciativa vai possibilitar que 15 ruas, em três bairros da cidade, sejam beneficiados com infraestrutura viária de qualidade

Por Governo do Pará (SECOM)
20/08/2021 22h27

Muitas ruas de Mocajuba já foram pavimentadas pelo governo do EstadoO governador Helder Barbalho assinou nesta sexta-feira (20) a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação em 4,5 quilômetros de vias urbanas do município de Mocajuba, na Região do Baixo Tocantins. A iniciativa vai possibilitar que 15 ruas, em três bairros da sede municipal, sejam beneficiadas com infraestrutura viária adequada às necessidades da população.

“Hoje, nós estamos iniciando mais 4,5 km de asfalto em Mocajuba, e já pavimentamos mais 10 km de vias deste município. Portanto, vamos seguir trabalhando para tirar o povo da lama e poeira e, com isso, ajudar diversas comunidades e bairros. De antemão, já faço o anúncio aos moradores da cidade vizinha de Cametá, de que possivelmente nos próximos dias daremos início ao asfaltamento na área urbana do município e também nas rodovias que dão acesso à Vila de Curuçambaba, Vila do Carmo, entre outras comunidades”, afirmou Helder Barbalho.Governador Helder Barbalho com a autorização do Projeto “Educação 100% Liberdade"

Os recursos para a execução dos serviços fazem parte de um programa que está beneficiando municípios que compõem as regiões do Lago de Tucuruí e Baixo Tocantins, por meio do Plano Popular de Desenvolvimento Sustentável da Região à Jusante da Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pirjus). As obras devem ser concluídas em até 12 meses.

Quem gostou da notícia de mais asfalto para a cidade foi a moradora Karina Barbosa. “É uma sensação de grande felicidade, porque com esse trabalho que o governo do Estado já desenvolveu, e vai realizar novamente, nossa cidade ficará ainda mais bonita, o que influencia no turismo da região, além de gerar emprego e renda para o nosso povo. O meu bairro já foi contemplado com o asfalto pelo governo do Estado, e as ruas estão muito mais bonitas. Antes era só lama e não tinha como trafegar direito; agora, a qualidade de vida melhorou bastante. Nossas crianças podem brincar na rua com mais segurança”, ressaltou Karina.Helder Barbalho com a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras de drenagem e pavimentação em vias urbanas de Mocajuba

Urbanização - De acordo com o prefeito de Mocajuba, Cosme Macedo, os investimentos vão garantir que a população do Bairro Novo, Monte Alegre e Novo Horizonte, em ruas e travessas que nunca tiveram pavimentação asfáltica, passem a contar com saneamento básico e urbanização de qualidade para seus moradores.

“O nosso governador vem olhando com muito carinho para todo o Pará, mas para o nosso município de Mocajuba ele vem contribuindo desde que era ministro da Integração Nacional. Com o início do seu mandato, em 2019, nós fomos agraciados com bastante asfalto, que já beneficiou diversas vias públicas da cidade. Hoje, mais uma vez, estamos assinando a Ordem de Serviço para dar início à pavimentação de dois bairros que necessitavam de uma atenção especial”, informou o gestor.

Alessandra Ribeiro destacou a importância da chegada do asfalto para a população mocajubense que ainda não havia sido contemplada com esses investimentos. “O asfalto em nossa cidade vai melhorar a vida por completo das pessoas, principalmente para os moradores do bairro Novo Horizonte, que é um dos bairros periféricos da nossa cidade. Sabemos que Mocajuba já avançou bastante, e agora com mais esse asfalto vai melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas, que vão poder se locomover bem melhor. As crianças irão brincar e ter um espaço de lazer, o fluxo de pessoas será melhor, terá mais saneamento. Nós agradecemos imensamente ao governo do Estado”, disse Alessandra.Assinatura do Termo de Cessão do prédio da Câmara de Mocajuba

Outros investimentos - Ainda durante a agenda de trabalho em Mocajuba, o governador Helder Barbalho assinou mais três Ordens de Serviço. A primeira é referente a um convênio entre a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) e a Prefeitura de Mocajuba, que vai possibilitar a aquisição de 50 mil litros de óleo diesel, do tipo S10, para a recuperação de 7,8 km de estradas vicinais do município.

Também foi assinado o Termo de Cessão do prédio da Câmara de Mocajuba para a Prefeitura Municipal, que até então compartilhavam o mesmo espaço, só que em andares diferentes. Dando continuidade às autorizações, a segunda OS permitiu que o prédio da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) fosse cedido para que, no local, seja instalada a Câmara Municipal de Mocajuba.

Por fim, Helder Barbalho deu início ao Projeto “Educação 100% Liberdade”, que será promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), juntamente com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). O programa vai disponibilizar diversas modalidades educacionais a custodiados.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc