Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

Equipe técnica da Cohab inspeciona casas incendiadas em vila no bairro do Jurunas

Acompanhado de engenheiros, o presidente da companhia orientou os moradores que perderam tudo para o fogo sobre os benefícios do programa "Sua Casa"

Por Ronan Frias (DETRAN)
11/09/2021 12h12

Equipes da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) foram neste sábado (11) até a vila Santos Beira Mar, no bairro Jurunas, em Belém. Os técnicos da Cohab vistoriaram as casas que foram atingidas por um incêndio, que ocorreu durante a tarde de ontem. O objetivo da ação é verificar a possibilidade de incluir as famílias que perderam suas casas por causa do incêndio no programa estadual “Sua Casa”, que concede até 21 mil reais para construção, reconstrução e ampliação de residências de famílias carentes. 

O presidente da Cohab, Orlando Reis, foi até a vila para orientar os moradores sobre os critérios do programa habitacional. O gestor também dialogou com a equipe da Defesa Civil de Belém sobre a estratégia de atenção às vítimas do fogo.

“Estamos aqui na vila com a nossa equipe, com engenheiros para fazer a avaliação do local e saber se as famílias se encaixam no perfil do programa ‘Sua Casa’, que concede apoio para aquisição de material de construção e para o pagamento do pedreiro, o que ameniza a perda das pessoas. A participação do governo do Estado, por meio da Cohab, é dar esse apoio para que a população possa reconstruir os lares e as vidas”, informou Orlando Reis.

Após perder tudo, dona Suane Maria do Amaral retornou neste sábado (11) ao local onde morou. No lugar da casa, encontrou apenas madeira queimada, ferros retorcidos e cinzas. A vendedora informal de 49 anos se emocionou ao contabilizar os prejuízos.

“Perdi meus armários, ventiladores, tudo o que tinha. É muito difícil pra gente que batalha para conseguir as coisas e em um dia perdemos tudo. Saí do trabalho e quando cheguei não tinha mais casa”, 

Famílias que foram vítimas de incêndios e vendavais podem ser atendidas pelo programa “Sua Casa”, que consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. O valor concedido é de até 21 mil reais. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

Entre as principais informações repassadas para a comunidade estão os critérios estabelecidos em lei para o recebimento dos benefícios do programa e os documentos necessários para a inscrição. 

SUA CASA

Os interessados em se cadastrar no programa podem se dirigir ao prédio da Cohab, na passagem Gama Malcher, nº 361, no bairro do Souza, em Belém. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3214-8521.