Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Semana Nacional de Trânsito 2021 terá palestras, exposições, ações educativas e expansão do projeto de sinalização

Programação acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro

Por Eduardo Vilaça (DETRAN)
14/09/2021 17h21

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) inicia, no próximo sábado (18), a programação da Semana Nacional de Trânsito 2021 (SNT), que segue até o dia 25 com palestras, exposições, abordagens educativas, pesquisa e entrega de sinalização viária em diversos municípios paraenses. A Semana Nacional de Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar junto à sociedade um trânsito mais seguro. Instituída pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro) em 1997, ela promove, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

Abordagens educativas integram a programação da Semana Nacional de Trânsito no Pará"O objetivo da programação é intensificar ações de educação no trânsito e chamar a atenção da população de todo o Estado sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida", diz o diretor geral do Detran, Marcelo Guedes, destacando o papel do órgão nessa missão. "Nessa Semana Nacional, vamos destacar de que forma o Detran trabalha para salvar vidas, seja levando ações educativas às vias e escolas, sinalizando as estradas e também fiscalizando", conclui.

O órgão inicia as atividades da SNT com uma manhã inteira de atividades no estacionamento da sede, localizado na avenida Augusto Montenegro, com abertura programada para às 9h. Durante o evento, serão realizadas as seguintes palestras: "A II década mundial de ações para a segurança no trânsito", com o técnico do Detran Carlos Valente; "Projeto de Gestores de Trânsito", com Bento Gouveia, diretor técnico-operacional do Detran; e a apresentação do projeto desenvolvido pelo consórcio Velsis/Atlanta para a Central de Controle de Operações (Sentinela): "Objetivos e finalidade", com Jailson Rodrigues da Silva, gerente do consórcio VA.Profissionais mobilizados para conscientizar condutores, ciclistas e pedestres

A programação também terá uma exposição de veículos que contará a sua evolução histórica e tecnológica, dos modelos antigos aos modernos, além da exposição de equipamentos utilizados nas ações de fiscalização do Detran (radares portáteis, motocicletas, uniformes, drones, etc). Serão realizadas também uma exposição da empresa do Talonário Eletrônico Sigtrans sobre dados de veículos e infrações coletadas por esse sistema; e a exposição pelo Consórcio Velsis/Atlanta do sistema Sentinela (fiscalização e monitoramento eletrônico das rodovias estaduais).

Nos dias seguintes, a programação da SNT conta com abordagens educativas nas vias, orientando condutores e pedestres sobre comportamento seguro no trânsito. Além da capital, os municípios de São Caetano de Odivelas, Moju, Mocajuba, Curionópolis, Ulianópolis, Canaã dos Carajás, Parauapebas e Santarém terão equipes de educação realizando estas ações, fortalecendo o trabalho da engenharia de tráfego do Detran, que entregou nessas localidades as obras do Sinalização Viária Por Todo o Pará - projeto que busca organizar as principais vias dos municípios com sinalização horizontal e vertical que permita o trânsito seguro de pedestres, veículos e ciclistas. Está prevista também a assinatura de novas ordens de serviço de sinalização em outros municípios.As crianças são prioridade nas campanhas de formação de futuros condutores e usuários do trânsito

Durante a Operação Verão 2021, uma pesquisa foi realizada nos municípios do Estado tendo por finalidade medir o grau de conhecimento dos condutores de veículos sobre as normas gerais de trânsito. Este trabalho voltará a ser realizado entre os dias 20 a 23 e o resultado desta pesquisa, que será utilizada para contribuir com o processo de formação de condutores, será apresentado no dia 23. Também no dia 23, é comemorado o Dia do Agente de Trânsito, que será celebrado com missa durante a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré ao órgão. Já no dia 24, será realizada uma atividade lúdica com alunos de escolas públicas José Valente Ribeiro e João Farias Ribeiro, no bairro da Cabanagem.

Os ciclistas, por sua vez, serão lembrados em dois momentos específicos. O primeiro, em Belém, será no dia 22, data do Dia Estadual do Ciclista, quando será feito um trabalho educativo nas vias de entorno da sede do órgão, para reforçar a importância da categoria para o trânsito, já que eles são os mais vulneráveis, destacando os fatores de que precisam ser adotados para a segurança deles. Por fim, no dia 25, o Detran, em pareceria com a Associação dos Ciclistas de Santarém, realizará um passeio ciclístico pelas ruas da cidade, encerrando a programação deste ano.

PARCERIA COM A UEPA
O Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagogia em Movimento - GEPPEM, da Universidade Estadual do Pará (Uepa), em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), promoverá lives educativas como parte da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2021. As inscrições, que podem ser feitas aqui, são gratuitas e serão realizadas até esta quarta-feira (15).

A programação é voltada para pesquisadores, professores e estudantes e irá proporcionar espaços de discussões sobre a SNT, assim como dialogar e vivenciar na prática a contação de história como estratégia pedagógica no trabalho de educação para o trânsito. A Semana Nacional do Trânsito acontece no período de 18 a 25 de setembro com o tema “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. O GEPPEM participa da programação desde 2015 por meio do projeto de extensão de Educação para o Trânsito, promovendo ações educativas em escolas, fruto de atividades de estágios supervisionados em instituições não escolares e ambientes populares.

O evento será transmitido pelo canal do YouTube do GEPPEM e conta com uma vasta programação, que inicia no dia 22 com a palestra “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”, ministrada por Diogo Picchioni Soares, psicólogo - UFSC e UFPR. Já no dia 23, a palestra “A contação de história como estratégia pedagógica no trabalho  de educação para o trânsito" será ministrada por Irene da Silva Rios, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação para o Trânsito-NEPET, do Laboratório de Transporte e Logística /LABTRANS, da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. No dia 24, o encerramento terá uma contação de história com Ester Sá, com a narrativa "Iaçá e sua bicicleta", além de comentários feitos por Elizabeth Carvalho de Oliveira, analista de trânsito e pedagoga do Detran.