Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA

Obras do 'Asfalto Por Todo o Pará' avançam em Mosqueiro

Já foram pavimentadas ruas nos bairros do Ariramba, Murubira, Mangueiras, Aeroporto, Praia Grande, Farol e Porto Arthur

Por Dayane Baía (ARCON)
17/09/2021 14h45

As vias do distrito de Mosqueiro continuam recebendo as ações do programa ‘Asfalto por Todo o Pará’. O trabalho é executado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) para melhorar a mobilidade, infraestrutura, segurança e qualidade de vida local. Já foram pavimentadas ruas nos bairros do Ariramba, Murubira, Mangueiras, Aeroporto, Praia Grande, Farol e Porto Arthur. 

O distrito está recebendo 14,6 km de asfalto novo em vias urbanas, resultado do investimento de R$14 milhões do Governo do Estado na melhoria da infraestrutura na região. Logo na entrada da cidade, a Rua Doutor Mariano, no Ariramba, já tem uma aparência nova. Além do recapeamento asfáltico iniciado em julho, para o mês de férias, na altura da escola municipal Anna Barreau Mennea, foi realizada sinalização de faixa de pedestre e lombada, e em outubro deve ocorrer o calçamento.

Wlyelison Barbosa, fiscal de projeto da Sedop, explica que são duas frentes de serviço em Mosqueiro. “Tanto a recuperação de vias que já eram pavimentadas, fazendo a revitalização desse revestimento de asfalto e a sinalização horizontal, quanto o trabalho em vias novas que nunca foram pavimentadas, como é o caso da Milton Trindade, que recebeu terraplenagem substituindo o leito existente com solo natural e muita matéria orgânica. Levantamos as principais ruas de Mosqueiro que possuíam um grande número de moradores locais e comércio. Identificamos cerca de 15 quilômetros que necessitavam de pavimento novo. Com esse trabalho, pensamos em trazer melhorias de condições humanísticas e de mobilidade”, pontua Barbosa.

Ainda no Ariramba, a Passagem Ciane já possui meio fio e linha d'água e vai começar a calçada com pré-moldado. A avenida Beira-Mar recebeu recuperação da faixa de rolamento. 

A Rua dos Escoteiros, que dá acesso à prainha do Farol, também recebeu asfalto. Já Praia Grande, as ruas 31 de dezembro, 1º de janeiro, passagem Luizeno Brasil foram contempladas com terraplenagem, pavimentação e drenagem superficial. 

Waldério Dantas, comerciante da Praia Grande, elogia o serviço. "Com esse novo asfalto aí foi uma coisa maravilhosa, o pessoal adora. As crianças brincam porque não tem muito movimento na rua. Merece nota mil. Está um asfalto bom, fiz questão de acompanhar presencialmente. Conversava com os trabalhadores, fornecia água ou o que eles precisassem. Os clientes elogiam muito", contou.

Waldério Dantas, comerciante da Praia GrandeNa Praia do Bispo, as Ruas Nossa Senhora do Ó e avenida Getúlio Vargas também foram recuperadas. E na Vila, a Rua Pratiguara, a partir da praça até o final, também passa por pavimentação. 

Zairton Nunes, técnico de enfermagem, morador da comunidade Jardim Rosário, no bairro do Aeroporto, desabafa. "Era um Deus nos acuda, muito esburacada. Todos os anos pedíamos por uma melhoria. Graças a Deus teve por conta das autoridades. E agora é um mar de rosas. Mudou muito, com a urbanização vem o progresso e nós focamos nas coisas boas”, comemora.

Zairton Nunes, técnico de enfermagem