Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Governo do Estado reforça órgãos de segurança com 21 novas viaturas

Veículos serão utilizados em diferentes frentes de trabalho para atender a população

Por Leonardo Nunes (SECOM)
20/09/2021 12h05

O governador Helder Barbalho entregou, na manhã desta segunda-feira (20), 21 novas viaturas para o sistema de segurança pública do Estado. Ao todo, foram entregues oito veículos para Polícia Militar, sete para o Corpo de Bombeiros e seis para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves( CPCRC). A solenidade de entrega foi na Praça da Bandeira, em Belém.

O governador Helder Barbalho ressaltou que a entrega é mais uma ação do Governo do Estado na reestruturação dos órgãos de segurança pública para atuação no combate à criminalidade e violência em todo Estado. O chefe do Poder Executivo Estadual ressaltou a atuação planejada e integrada dos órgãos.

“Temos um planejamento de investir cada vez mais para equipar o sistema de segurança pública de condições que possam permitir com que as ações e estratégias de enfrentamento à criminalidade possam acontecer em nosso Estado”, disse.

“Hoje, cumprimos mais uma etapa investindo em equipamentos para Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Centro de Perícia Científica, que se somam aos investimentos do Departamento de Trânsito, Polícia Civil e todo sistema de segurança com veículos, construção de delegacias e quarteis, monitoramento de vias por todas as regiões do Estado, concursos públicos para ampliar o efetivo e investimento em inteligência. Com todos esses componentes, estamos avançando para que o Estado do Pará, cada vez mais, se consolide como um Estado que reduz a violência e faz a transformação social para que possamos viver em paz”, completou.

Os 19 veículos, de marca Mitsubishi, modelo Triton L200 GLS, representam um investimento no valor de aproximadamente R$3 milhões e 534 mil. A entrega é uma contrapartida do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) ao Estado do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, que realiza a cessão de servidores paraenses para a Força Nacional. As viaturas fazem parte do legado do ano de 2019. Além das caminhonetes, também foram entregues duas ambulâncias de resgate adquiridas com recursos do Estado. 

"Nós temos um acordo de cooperação com a Secretaria Nacional de Segurança Pública em que a Força Nacional conta com a colaboração de todos os Estados para que ela possa existir. O Pará envia bombeiros militares,  policiais militares, e policiais civis para comporem a Força Nacional e ajudar o Brasil. Em contrapartida, nós temos o chamado legado. E esse legado, de 2019, é a contrapartida no convênio da união em relação ao Estado para que possa compensar esse fornecimento de força de trabalho”, explica o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

“São veículos que irão compor todo o aparato da segurança pública no Estado do Pará. Irão auxiliar e muito na presença da Polícia Militar nas ruas, no atendimento à população através do Corpo de Bombeiro Militar e também das perícias de local e qualquer necessidade que os peritos possam fazer. A segurança pública como um todo, de forma orgânica e integrada, está favorecida com esse apoio”, avaliou o secretário.

Durante a solenidade, também estiveram presentes os comandantes Geral da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros , coronel Dilson Júnior e Hayman Souza, além do diretor geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Celso Mascarenhas, do delegado geral da Polícia Civil, Walter Rezende de Almeida, e membros do Secretariado Estadual e representantes dos Poderes Legislativos Estadual e Municipal.