Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Hospital Jean Bitar promove palestra sobre sintomas da doença de Alzheimer

A iniciativa foi para alertar usuários e funcionários sobre a doença, para que possam identificar os primeiros sinais e procurar logo ajuda médica

Por Governo do Pará (SECOM)
21/09/2021 23h55

No Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizou nesta terça-feira (21) palestras alusivas à data para usuários e funcionários da instituição, sobre o tema “Doença de Alzheimer e a humanização do cuidado". A palestrante Milena Lins Veiga, médica residente de Neurologia, especialidade que trata a doença, frisou a importância de as pessoas terem informações sobre a doença de Alzheimer para que possam identificar os sinais e sintomas, e procurar ajuda médica antes que a doença se agrave.

"A doença de Alzheimer é uma das mais prevalentes no mundo. Corresponde a 80% dos casos de demência, mas o diagnóstico da doença acaba sendo muito tardio. Então, é muito importante que a população reconheça alguns sinais e sintomas, para que o profissional médico possa intervir mais cedo, garantindo assim maior qualidade de vida ao paciente”, informou a médica, acrescentando que “além de informações sobre a doença, na palestra procurei enfatizar mais especificamente sobre o cuidado desse paciente, que precisa de amor, de empatia e de uma equipe multiprofissional. Por isso, a principal mensagem de hoje na palestra foi sobre esse cuidado humanizado que todos devem ter com as pessoas com Alzheimer".A médica Milena Lins Veiga, residente de Neurologia, fez a palestra para usuários e funcionários do HJB

Conhecimento - O paciente Manoel Matias de Araújo, 64 anos, disse que com as informações será possível identificar os sinais da doença. "A doutora explicou direitinho sobre como identificar os sinais e sintomas da doença de Alzheimer. A partir de agora, me sinto capaz de identificar a doença, caso eu me depare com algum conhecido ou até mesmo algum familiar com os sinais e sintomas dessa doença. A primeira coisa que irei fazer é orientar a procurar um médico", ressaltou o usuário.

Para Thatyelle Pantoja, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), responsável pela promoção do evento, é preciso esclarecer ao público assuntos pouco disseminados. "Contribuímos com a possibilidade do acesso à informação, permitindo um diálogo entre o profissional e o usuário, com esclarecimento de dúvidas. Assim oportunizamos que o acolhimento ao serviço seja diferenciado. No final, nossos usuários sentem-se acolhidos e percebem que incentivamos a busca por serviços que eles têm direito. Acolhemos nosso usuário de maneira humanizada", informou a coordenadora.

Casos e sintomas - No Brasil, onde o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer foi instituído pela Lei nº 11.736/2008, o Ministério da Saúde estima a ocorrência de 1,2 milhão casos, a maior parte ainda sem diagnóstico. No mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cerca de 35,6 milhões pessoas são diagnosticadas com a doença de Alzheimer.

Pessoas informadas conseguem identificar os sinais da doençaDescrita pela primeira vez em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915), a doença provoca demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), devido à morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família. É caracterizada pela piora progressiva dos sintomas, mas muitos pacientes podem apresentar períodos de maior estabilidade. A evolução dos sintomas pode ser dividida em três fases: leve, moderada e grave.

Serviço: O Hospital Jean Bitar integra a rede de saúde do Governo do Pará. É administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Hospital fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, no bairro Umarizal, em Belém. 

Texto: Joelza Silva – Ascom/HJB