Pará adere ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi) nos segmentos da carne e leite

Por meio do Sisbi, a Adepará busca aprimorar o serviço à sociedade, oferecendo mais benefícios aos produtores e consumidores do Estado, e abertura de mercados

24/09/2021 16h49 - Atualizada em 24/09/2021 17h13

Nesta sexta-feira (24), o governador do estado, Helder Barbalho, entregou o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) que irá assegurar a padronização nos procedimentos de inspeção de origem animal e garantir a segurança alimentar dos paraenses. 

O Governo do Pará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), após anos de tratativas com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), iniciou a certificação para o pescado e, pela primeira vez, conquistou a adesão para a indústria de carne e leite.  

“Após 12 anos de debates e discussão do time da Adepará com o Mapa conseguimos iniciar a certificação para o segmento de pescado e agora, pela primeira vez, a indústria da carne está recebendo esse certificado. Isto é fundamental para ampliar a produção, gerar mais emprego e renda e fortalecer essa vocação no nosso Estado”, destacou o chefe do Executivo estadual. 

A conquista demonstra a iniciativa e empenho da Adepará em proporcionar um serviço de qualidade à sociedade, trazendo mais benefício aos produtores, consumidores e ao Estado com a abertura de mercados. 

O diretor-geral da Agência ressalta que o serviço irá impulsionar a economia e contribuir para o desenvolvimento do agronegócio paraense.

“Hoje nós conseguimos mais um grande passo para a manutenção e fortalecimento do agronegócio paraense. Entregamos o certificado de adesão ao Sisbi da primeira indústria de carne do Estado que, com este certificado, os produtos oriundos desta indústria serão comercializados em outros estados da Federação, aumentando assim, a sua produção e gerando mais emprego e renda” disse o titular da Agência.

Jamir Macedo também frisou que “para que este objetivo fosse alcançado, tivemos grande apoio do Governo do Estado e também passamos por uma reestruturação interna, atualizando procedimentos, ajustando o fluxo de processos. Tudo para demonstrar que o Pará é apto e capaz de registrar e regular as indústrias para comercialização em todo o território nacional tendo a chancela do Ministério da Agricultura”, finalizou. 

O Sisbi tem a finalidade de padronizar a inspeção de produtos de origem animal em todo o país, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) - órgão responsável por inspecionar e fiscalizar produtos de origem animal em âmbito federal.

O Serviço de Inspeção oficial também busca reduzir a comercialização de produtos de origem animal clandestinos entre os estados, garantindo assim,  a segurança alimentar dos consumidores e o fomento do comércio formal e  desenvolvimento de agroindústrias

*Texto de Lilian Guedes (Adepará).

Por Governo do Pará (SECOM)