Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JEPS 2021

Início dos Jogos Estudantis Paraenses movimenta Acará, Castanhal, Moju e Salvaterra

Sete modalidades integram esta etapa das competições e cada município-sede é responsável por uma categoria esportiva

Por Luana Laboissiere (SECOM)
25/09/2021 18h05

Neste sábado (25), a movimentação foi intensa no primeiro dia dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) nas cidades de Acará, Castanhal, Moju e Salvaterra. O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) e ocorre simultaneamente nas quatro localidades paraenses, de forma escalonada.

Sete modalidades integram esta etapa das competições e cada município-sede é responsável por uma categoria esportiva: Acará (voleibol de quadra); Castanhal (basquete, futsal e manbol); Moju (handebol e mirinbol) e Salvaterra (luta marajoara). As partidas para os jogadores da categoria A, com idade entre 12 e 14 anos, serão realizadas nos dias 24, 25 e 26/09 (feminino) e 1º, 02 e 03/10 (masculino). 

Coordenador Cristiano GomesEm Castanhal, as atletas da Escola Municipal Antônio de Oliveira Gordo e Escola Municipal Major José Tenório, ambas pertencentes ao município de Moju, se enfrentaram na primeira partida para definir a equipe que vai representar o Pará, na modalidade futsal feminino, nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) que estão previstos para novembro deste ano, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O vice-prefeito de Castanhal, Ênio Monteiro, agradeceu a toda equipe organizadora dos Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) e, sobretudo, aos atletas que vieram de outros municípios para participar dos torneios. Por fim, o dirigente deixou um recado especialmente aos jovens competidores.

“Costumo dizer em meus pronunciamentos que temos três fatores determinantes para a formação do ser humano: a família, a espiritualidade e o esporte. Este último, nos ensina a ganhar, perder, a respeitar os nossos adversários e você gasta suas energias de uma maneira positiva. Eu tenho certeza que o esporte tem tirado muitas pessoas do caminho errado, da criminalidade e transformado-os em grandes vencedores e acredito que aqui nós teremos grandes vencedores no futuro”, frisou o representante municipal.

 

JEPs 2021

Os Jogos Estudantis Paraenses (JEPs) são uma iniciativa desportiva que tem como objetivo propagar e desenvolver o esporte educacional difundido nas escolas, em diferentes redes de ensino e em todas as regiões do estado, além de servir como seletiva para que sejam definidos os representantes do paraenses nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Vale lembrar que no ano passado, o evento não pode ser promovido devido à crise sanitária mundial do novo coronavírus. Neste sentido, em 2021, estão sendo celebradas duas edições (62ª e 62ª) da competição desportiva e ocorrem respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à doença.

“Nesta volta dos JEPs, estamos obedecendo aos protocolos sanitários com o intuito de resguardar a saúde de toda a comissão e, claro, dos participantes. Este evento é de suma importância para o resgate das práticas esportivas e tudo isso impacta diretamente na vida de cada aluno/atleta, e é fato que a prática do esporte educacional proporciona o bem-estar e o lazer da nossa comunidade estudantil”, ressalta o coordenador geral do NEL, Cristiano Gomes.

Texto: Vinícius Leal/ Ascom/Seduc).