Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"AULÃO"

Seduc promove intensivão Pré-Enem para alunos das ilhas de Belém

Os alunos interessados em participar dos aulões devem procurar a coordenação de suas escolas

Por Evaldo Júnior (SECOM)
27/09/2021 10h13

Faltando cerca de 60 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio, o ritmo de aulas no Pólo Metropolitano Pré-Enem está intenso. No espaço promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), cerca de 2 mil alunos de baixa renda, reforçam o aprendizado em três turnos, com aulas que são ofertadas sem nenhum custo ao estudante.

A novidade é que o número de alunos beneficiados aumentará já na próxima semana com o projeto “Enem Pará itinerante”. O objetivo é reforçar os ensinamentos das disciplinas em que os alunos encontrem mais dificuldades, com a característica de cada região do Estado. “Estamos fazendo um trabalho com os nossos alunos da região metropolitana e do interior do estado. Por meio da plataforma “Enem Pará Digital”, nós oferecemos aulas para os alunos que não podem comparecer à nossa unidade na capital. Com base em simulados, nós podemos identificar as fragilidades dos estudantes por amostra”, esclareceu o coordenador das ações Enem Digital da Seduc e Enem Pará Itinerante, Diego Maia.

Ainda segundo o coordenador, um dos dados extraídos desta análise é que quanto mais o aluno está afastado da capital, maior é a dificuldade em áreas relacionadas às Ciências Humanas. Disciplinas que estão relacionadas à interpretação de texto, por exemplo. Ciências da Natureza também é considerada um grande gargalo para o vestibulando. 

“Diante desta situação, nós reforçamos nosso time de professores e montamos um cronograma para trabalhar exatamente essa dificuldade obtida por nossos alunos. Vale ressaltar que o cenário encontrado aqui no Pará não é peculiar. Podemos observar essa mesma didática em todas as regiões do País. Por isso estamos reforçando esses ensinamentos, para que o estudante paraense se destaque positivamente,” reforçou Diego. 

A Secretária de Educação do Pará, Elieth Braga, destaca que o foco do projeto do Pré-Enem é para que a juventude tenha uma maior preparação para a realização da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e reforça que a educação é prioridade do Governo do Pará. 

“O Pré-ENEM é um projeto voltado para a juventude, para reforçar a qualificação e a preparação dos nossos alunos para a realização do ENEM. Então, com certeza, é uma forma muito forte do Governo do Pará demonstrar como a educação é importante para o governo. Esse projeto tem como grande enfoque a preparação do nosso aluno para que ele tenha competitividade no Exame”, destaca a Secretaria. 

 

Inscrições 

A primeira grande aula está programada para ocorrer já na próxima terça-feira (28) e quinta-feira (30), no Distrito de Icoaraci. O objetivo é recepcionar alunos da região das ilhas, como Cotijuba e Outeiro. Os alunos interessados em participar dos aulões devem procurar a coordenação de suas escolas. 

Local - Auditório do EETEPA - Professor Francisco das Chagas Azevedo, localizado na Av. Monsenhor José Maria Azevedo, S/N - Campina, Icoaraci, Belém. 

Horário: 15h