Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO À ECONOMIA MARAJOARA

Codec, Sedeme e Breves alinham ações para a criação de Distrito Industrial no Marajó

Nesta segunda-feira (27), representantes dos órgãos estaduais e prefeitura municipal discutiram as estratégias para a aquisição da área que receberá o DI

Por Governo do Pará (SECOM)
27/09/2021 14h01

O presidente da Codec, Lutfala Bitar, (primeiro, à direita) e o prefeito de Breves, Xarão Leão, assinam o Protocolo de IntençõesDando seguimento ao projeto de desenvolver o primeiro Distrito Industrial (DI), na região do Marajó, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) reuniram-se, na manhã desta segunda-feira (27), com o prefeito de Breves, Xarão Leão, para discutir as estratégias para a efetiva aquisição da área de 163 hectares, objeto de processo de desapropriação pelo município, visando receber a implantação do Distrito Industrial.

Para o secretário da Sedeme, José Fernandes Gomes Junior, discutir alternativas viáveis para a conclusão da aquisição da área é um passo importante para o sucesso no desenvolvimento do novo DI: “Apresentamos junto ao prefeito, três possibilidades para a aquisição da área, com a participação do Estado. E iremos todos, Sedeme, Codec e Prefeitura, junto ao governador, para apresentar essas alternativas, visando definir a melhor estratégia para entregar à população de Breves e do Marajó, o tão merecido e esperado Distrito Industrial”, afirma o secretário.

Com mais de 100 mil habitantes, o município de Breves encontra na produção agrícola, a sua principal atividade econômica. E para o prefeito do município, José Antônio Leão, o “Xarão Leão”, o setor produtivo possui infinitas possibilidades para o desenvolvimento da região do Marajó. “A criação de um Distrito Industrial em Breves abrirá portas para toda a região do Marajó. Já temos empresas interessadas em adquirir lotes industriais e estamos dialogando diretamente com o Governo do Estado para aumentar as possibilidades de negócios na região, além da geração de milhares de empregos”, afirma Xarão.

Em seguida, o prefeito de Breves participou da assinatura do Protocolo de Intenções com a Codec, objetivando a realização de ações de promoção de políticas públicas de desenvolvimento local e atração de investimentos, previstas no Plano Plurianual do Estado (PPA),

O Protocolo de Intenções conta com diversas ações, como: Reunião de Apresentação e Planejamento, Seminário de Desenvolvimento Local, Diagnóstico Socioeconômico do Município, Elaboração de Propostas de Políticas Públicas e elaboração do novo Guia do Investidor, que irá detalhar as melhores oportunidades econômicas na região.

Para o presidente da Codec, Lutfala Bitar, a Companhia tem priorizado o atendimento dos projetos de maior demanda da população, definidos no plano de governo (PPA), além de manter o objetivo institucional de promover o desenvolvimento econômico e social em todo o Estado.

“Breves é um município de grandes potencialidades no setor produtivo, com localização privilegiada, facilidade em logística portuária e grande vocação para a agroindústria. Precisamos criar as condições de melhoria no ambiente de negócios. Com isso, vamos levar ao município grande desenvolvimento, tanto com a implementação do Distrito Industrial, quanto pelas ações de fomento à economia local, através do protocolo assinado hoje, fomentando desta forma com as medidas orientadas pelo governador, Helder Barbalho”, observou o titular da Codec, Lutfala.