Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA, LOGÍSTICA E TURISMO

Investimentos em terminais hidroviários têm foco na expansão turística por todo Pará

No Dia Mundial do Turismo, nesta segunda-feira (27), governo do Estado destaca as obras de terminais hidroviários, centro de convenções, aeroporto, entre outras

Por Carol Menezes (SECOM)
27/09/2021 15h45

O aeroporto de Salinas, no nordeste paraense, é uma das obras executadas pelo governo do Estado em fomento à cadeia do TurismoNesta segunda-feira (27) é comemorado o Dia Mundial do Turismo, um dos setores prioritários do governo do Pará. Exemplo disso são as obras do Centro de Convenções de Santarém, na região oeste; o aeroporto de Salinópolis, no nordeste paraense; e ainda as construções dos terminais hidroviários no Marajó e o terminal hidroviário de Santana do Tapará, no Baixo Amazonas, que vai beneficiar a retomada da movimentação turística no Estado.

"Começamos agora as obras do Centro de Convenções de Santarém, um investimento de mais de R$ 80 milhões. Inauguramos com o governador o novo aeroporto de Salinópolis. Estamos trabalhando fortemente na qualificação de mão de obra turística, que vai ajudar nessa expansão”, explica André Dias, secretário de Estado de Turismo. O gestor enfatiza que as construções são fundamentais para garantir atratividade ao Estado, e estimular mercados relacionados, como o da hotelaria e o da gastronomia.

"Primeiro passo para o turista é o acesso. Algumas dessas obras têm recursos captados pela Setur junto à Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), justamente pelo entendimento dessa necessidade para o desenvolvimento da atividade turística", reforça.

Centro de Convenções em Santarém

A construção, além de beneficiar o acesso à região, deve gerar mais de 700 empregos diretos e indiretos. Além de ter objetivo de reduzir os custos de passagens para que os brasileiros possam conhecer o seu próprio país. Mais informações podem ser obtidas, aqui.  

Novo Aeroporto de Salinópolis

A nova pista do Aeroporto de Salinas tem 1,9 km de extensão, o que permite pouso e decolagem de aeronaves com até 60 passageirosSituado em um dos municípios mais procurados por turistas, e em uma região que tem as melhores opções de praias para veraneio, e oferta descanso e sossego para turistas e a população paraense, em geral. Mais informações, aqui.  

Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Anajás

Localizado no arquipélago do Marajó, será reconstruído e readequado para o conforto da população, beneficiando cerca de 40 mil habitantes do município. Após a reconstrução, contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Mais informações, confira aqui

Terminal Hidroviário de Bagre

Situado no arquipélago do Marajó, também será reconstruído e readequado para o conforto da população. A obra terá cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro, além ter o aval que contemplará a instalação de rampa metálica coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros, equipamento que o atual terminal não possui. Mais informação, aqui.  

Terminal Hidroviário de Santana do Tapará

O novo Terminal Hidroviário de Santana do Tapará beneficiará 300 mil habitantes da região do oeste do estadoO novo porto, em Santarém, vai beneficiar 300 mil habitantes da região. O novo terminal conta com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e pessoas com deficiência, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Mais informações podem ser conferidas, aqui.