Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Estado contempla 350 famílias de Marituba com recursos do Programa Sua Casa

Os recursos para compra de material de construção e pagamento de mão de obra foram entregues pelo governador Helder Barbalho

Por Ronan Frias (DETRAN)
27/09/2021 21h43

Governador Helder Barbalho com autoridades locais e pessoas contempladas pelo "Sua Casa"O governador Helder Barbalho contemplou nesta segunda-feira (27), no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém, 350 famílias com recursos do programa habitacional "Sua Casa". A iniciativa estadual, executada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab), concede até R$ 21 mil para aquisição de material de construção e pagamento de mão de obra.

"Hoje, a Cohab entrega 350 benefícios do 'Sua Casa'. Isso representa um investimento de mais de R$ 3 milhões. Digo a vocês para fazer um bom uso desse recurso. Prestigiem a loja de construção, a estância daqui da cidade de Marituba. Contrate o pedreiro e o carpinteiro daqui, pra ajudar a cidade", frisou Helder Barbalho.Helder Barbalho reiterou a importância de as famílias contempladas investirem os recursos para incrementar a economia local

A moradora Leni Maria Faro Gomes é uma das contempladas pelo benefício habitacional. Leni Gomes, que trabalha como manicure, disse que o auxílio para construir chegou para mudar sua vida. "Sem essa ajuda eu não ia conseguir construir a minha casa. Eu tenho uma casa que ainda não está pronta, mas eu não ia conseguir construir. Essa ajuda foi uma bênção", afirmou a moradora.

"Esse é um governo que vê de perto a situação dos menos favorecidos, e esse governo ajuda quem realmente precisa. Obrigado, governador, por tantas ações como o ‘Sua Casa", ressaltou Patrícia Mendes, prefeita de Marituba.

Emprego e economia - Segundos dados da Cohab, o benefício já ajudou mais de 70 mil pessoas, desde 2019 até o final de agosto de 2021. O investimento do Governo do Pará garante a concessão de dois auxílios: o primeiro para aquisição de material de construção, e o segundo para pagamento de pedreiros e outros profissionais necessários para a obra. O recurso para custear mão de obra também gera renda e incrementa a economia nos municípios.O Estado prioriza famílias em situação de vulnerabilidade no programa habitacional

De acordo com o presidente da Companhia de Habitação, Orlando Reis, o programa atende famílias nos centros urbanos e no interior do Estado. "A Cohab já fez o programa 'Sua Casa' chegar a 109 municípios. Somente nos últimos seis meses estivemos em 80 municípios. Até o final da atual gestão estaremos em todos os 144 municípios do Pará. Essa ação atende a uma decisão do governador do Estado", destacou Orlando Reis.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona, gradativamente, os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.