Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E SAÚDE

Governo autoriza reconstrução de escola tradicional e obra do abatedouro de frango em Barcarena

No município, o governador Helder Barbalho também entregou a nova sede da Defensoria Pública, que ofereceu serviços do Programa Balcão de Direitos

Por Dayane Baía (ARCON)
02/10/2021 17h09

Governador Helder Barbalho após assinar a autorização das obras na Escola Cônego Batista Campos, ao lado do prefeito Renato Ogawa e da secretária de Educação Elieth BragaO governador Helder Barbalho entregou a nova sede da Defensoria Pública do Estado do Pará em Barcarena, na Região de Integração Tocantins, na tarde deste sábado (02). Durante a agenda de trabalho, o chefe do Executivo Estadual também anunciou obras em três escolas da rede pública, autorizando o início imediato dos trabalhos na Escola Estadual Cônego Batista Campos. Também foi assinada a ordem de serviço para construção do abatedouro de frango municipal.

O defensor público geral João Paulo Ledo ressaltou “a felicidade de estar aqui, com uma sede que precisava de reforma. O povo de Barcarena merece um aparelho estatal para ser atendido com qualidade”.Nova sede da Defensoria Pública do Estado agora oferece melhores condições de atendimento à população

Helder Barbalho destacou o serviço da Defensoria Pública do Estado, um dos órgãos mais procurados pela população. “São as pessoas que não têm condições de buscar um advogado e uma solução judicial por conta própria que procuram a Defensoria. Hoje também assinamos a ordem de serviço das obras da Escola Cônego Batista Campos, e já aproveito para anunciar que nos próximos 40 dias iniciaremos outras duas grandes obras na ‘Palmira Gabriel’ e na ‘José Maria Machado’ (escolas do município)”, adiantou o governador.

Ele reafirmou ainda o compromisso com as obras de pavimentação, em parceria com a prefeitura. “Queremos garantir infraestrutura para a cidade e áreas rurais. Acabamos de fazer a estrada do Cafezal, uma conquista importante. E vamos avançar com diversas ações”, garantiu o Helder Barbalho.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Obras Públicas (Sedop) conduzirá as obras do abatedouro de frango. “São obras por todo o Pará, além das que já temos conveniadas com o município de Barcarena, como asfalto e ginásio esportivo. Hoje, com essa ordem de serviço, vamos dar melhores condições para aqueles que operam na mesa, com sanitariedade no tratamento do frango, dando a destinação correta aos resíduos, e com qualidade para chegar à mesa do consumidor”, afirmou o titular da Sedop, Ruy Cabral.

O novo abatedouro de frango de Barcarena será construído em uma área de 519,40 metros quadrados. É mais um investimento do Tesouro estadual, com previsão de execução em três meses.

Renato Ogawa, prefeito de BarcarenaO prefeito de Barcarena, Renato Ogawa, celebrou as várias obras. “É um prédio novo, moderno, que vai atender a Defensoria. Sabemos a necessidade das pessoas de ter esse apoio jurídico. Assim fazemos justiça e damos oportunidade aos que precisam do serviço. Já o abatedouro vai ajudar muito o nosso produtor rural, as pessoas que vivem no campo, gerando renda e oportunidades”, afirmou o prefeito.

Escola tradicional - Em relação à Escola Cônego Batista Campos, Renato Ogawa disse que foi aluno da instituição, assim como muitos moradores de Barcarena. “É uma escola histórica; foi a primeira do município. Fiz todo o meu colegial lá e, realmente, precisa de atenção. Tenho certeza que a comunidade escolar está muito feliz em ter a unidade reconstruída”, acrescentou o gestor municipal.

Escola Cônego Batista Campos será revitalizadaO espaço de aprendizagem oferta para mais de mil alunos o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série), a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fundamental e Médio, além do Atendimento Educacional Especializado (AEE), nos turnos da manhã, tarde e noite.

Com o objetivo de proporcionar melhores condições de estudo aos alunos, e de trabalho ao corpo técnico-docente, o governo do Estado vai reconstruir a Escola Estadual Cônego Batista Campos. A obra será executada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).A pescadora Dalva Brasil  conseguiu a segunda via do RG

A revitalização vai proporcionar mais comodidade, conforto e qualidade de ensino aos alunos, professores e equipe técnico-pedagógica.

Balcão de Direitos – Durante todo o sábado a população de Barcarena contou com os serviços da Defensoria Pública Itinerante, por meio do Programa Balcão de Direitos, que oferece emissão de RG, ofício para 2ª via de certidão de nascimento, CPF, reconhecimento voluntário de paternidade, oferecimento voluntário de alimentos (acordo), acompanhamento processual, orientações jurídicas e encaminhamentos diversos.Programa Balcão de Direitos, da Defensoria Pública, ofereceu vários serviços à população

Dalva Brasil, que mora em Barcarena há 4 anos, foi em busca da segunda via da carteira de identidade. “Vai facilitar muito porque em todo órgão é necessária a nossa identificação. Além disso, temos um novo prédio para receber o povo, e com melhor atendimento”, disse a pescadora.

Também participaram da agenda de trabalho a vice-prefeita de Barcarena, Cristina Vilaça; a prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga,; o deputado federal Cristiano Vale e a deputada estadual Ana Cunha.