Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

”Posto elétrico” para carros e bicicletas será construído no Porto Futuro, em Belém

Estado do Pará é um dos cinco do país selecionados pela Aneel para fazer parte do projeto

Por Igor Fonseca (SEDEME)
06/10/2021 10h37

O Porto Futuro, no bairro do Reduto, em Belém, receberá uma nova obra de mobilidade urbana. Após chamada pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para vários estados brasileiros, por meio da abertura de um edital, a Equatorial Energia Pará se habilitou para fazer a implantação de 10 bicicletas elétricas, um eletroposto e um veículo elétrico, no local. Além do Pará, mais quatro estados foram selecionados para participar do projeto.

A obra requer uma área com ciclofaixas, por isso o Porto Futuro foi o local escolhido. O órgão administrador do “eletroposto” será a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) para onde, também, será doado o carro elétrico. 

A população vai poder utilizar as bicicletas por meio de um cadastro digital. Para isso, será criado um mecanismo que vincule a pessoa no momento em que ela tirar a bicicleta para que seja feita a devolução após o uso. A obra está em fase de validação pelos órgãos envolvidos. A Eletrobrás ficará responsável pelo “eletroposto”. Qualquer pessoa que circular com carro ou bicicleta elétrica, poderá abastecer, gratuitamente, no local. 

“Estamos sempre em busca de fontes renováveis de energia e formas menos poluentes de gerar mobilidade para nosso Estado. Por isso, este projeto - inovador - contempla com sustentabilidade e tecnologia nossa visão de futuro numa área turística da capital paraense”, declara o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado do Pará, José Fernando Gomes Júnior.