Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Professora da Uepa lança livro sobre saúde, qualidade de vida e Amazônia

O volume impresso Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins será lançado às 14h, desta quarta-feira (13), na Universidade, em Santarém

Por Ize Sena (UEPA)
12/10/2021 16h29

A professora da Uepa, Rosineide da Silva Bentes, autora do volume Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas AfinsDepois do volume "A Medicina Tradicional Popular Amazônica e Temas Afins", com conhecimentos sobre saúde provenientes de benzedeiras, pajés, "consertadeiras", parteiras, ribeirinhos e povos tradicionais da Amazônia, a professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rosineide da Silva Bentes, junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Socioambiental na Amazônia (Gepamazon), traz mais uma edição que compõe a Série Vidas. O volume impresso Amazônia - Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins será lançado às 14h desta quarta-feira (13), no Auditório Central do Campus da Uepa, em Santarém.

A programação inclui palestras e apresentações de autores dos capítulos, da Coleção Série Vidas e do Volume 2. O evento contará com a presença da coordenadora do Campus XII, Sheyla Mara Oliveira. O livro chama atenção para o fato de que a saúde não consiste em apenas uma alimentação saudável, mas um propósito subjetivo que se adeque a cada ser e sua vivência.

A publicação mostra que o conceito de "boa vida" vem mudando cada vez mais. O ponto central de todo o debate presente no Volume 2 é o reconhecimento de que a saúde e o bem estar humano estão intimamente ligados ao estado do ambiente. Um meio físico natural de boa qualidade atende necessidades básicas, em termos de ar limpo, água potável, terra fértil para a produção, além de energia e matéria prima para a produção.
 
A docente, Rosineide Bentes, conta que a série é composta por cinco volumes voltados à Amazônia. “Nós chamamos atenção para aspectos importantes na vida amazônica que foram desvalorizados pela ciência moderna, por esse conceito de qualidade de vida relacionado com a industrialização. Visto isso, hoje com a ciência moderna em crise e por questões ambientais, a sociedade parou de enxergar como qualidade a industrialização. Nós trazemos discussões e relatos de experiências de questões ambientais, experiências de artistas plásticos e chef de alimentação, visando à valorização da vivência na amazônia”, observa a autora do livro.
 
Coleção Série Vidas
 
A coleção Série Vidas compõe-se de cinco volumes, cada um tornando visível e dando voz a um tipo ou grupo social amazônida, ou tratando de uma problemática, numa perspectiva profissional solidária e colaborativa, transdisciplinar e dialógica com os conhecimentos populares.

As formas de organização de cada volume e apresentação dos trabalhos são: Parte I: Olhares Acadêmicos; Artigos de pesquisa científica ou de reflexão; Parte II: Olhares Populares; entrevistas e Parte III: Olhares Populares; relatos de vida ou de experiências, ou textos informais escritos por populares.
 
SERVIÇO
Lançamento do livro Amazônia Meio Ambiente, Qualidade de vida, Saúde e Temas Afins 
Data: 13.10.21
Hora: 14h às 21h30
Local: Auditório Central da Uepa Campus XII, em Santarém.


*Texto de Larissa Silva, estagiária de Jornalismo da Ascom / Uepa.