Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OUTUBRO ROSA

Hospital Geral de Castelo de Sonhos promove mutirão de ultrassonografia de mamas

Unidade alerta para a importância do diagnóstico precoce na cura desse tipo de câncer

Por Luana Laboissiere (SECOM)
13/10/2021 11h58

No mês de conscientização a prevenção ao câncer de mama, o Hospital Geral Público Castelo de Sonhos promove o mutirão de ultrassonografia de mamas nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, das 07h às 17h. Mulheres acima de 25 anos interessadas em realizar a ultrassonografia devem comparecer na Unidade munidas de identidade e cartão SUS.

O Hospital mobiliza a população e os profissionais de saúde para a identificação e prevenção da doença, com o objetivo de levar a informação aos usuários e salvar as vidas de milhares de mulheres. 

“Informar, orientar e identificar os pacientes com maiores riscos de desenvolvimento do câncer de mama são alguns dos principais pilares do Outubro Rosa. Diante do risco que a doença apresenta para mulheres, o diagnóstico precoce é ainda uma das melhores formas de aumentar as chances de cura e sobre vida das pacientes. A ultrassonografia de mamas é uma das ferramentas disponíveis e de muita importância na busca de lesões mamárias que facilitam o tratamento precoce”, explica o Dr. Cleisson Borges, clínico geral da Unidade.

A gestão compartilhada entre o Governo do Estado e o Instituto Social Mais Saúde destaca a eficiência da medicina preventiva com estratégias adotadas para o aumento da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Pandemia

Infelizmente em razão da pandemia de covid-19, um grande número de mulheres deixou de acompanhar seus exames preventivos de rotina. Portanto, considerando a diminuição na taxa de detecção, pode-se esperar o aumento de casos não diagnosticados. Neste momento, a retomada das atividades torna indispensável a realização dos exames de rastreio.

 

Consultas

O Hospital Castelo de Sonhos oferece as especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, na qual os médicos solicitam os exames preventivos para pacientes que realizam o acompanhamento. Para marcar consulta, os usuários contam com o agendamento através da atenção básica de saúde do município.

Texto: Kylanne Bitencourt/Ascom Hospital Geral de Castelo dos Sonhos