Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Segup promove eventos para fortalecer a ação das mulheres no âmbito da segurança pública

Fórum e encontro vão reunir, respectivamente, agentes femininas de segurança pública e guardas municipais. Objetivo é criar fórum permanente sobre o tema.

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2021 14h01

Com intuito de integrar e promover o fortalecimento das mulheres na segurança pública no Estado e destacar o papel das guardas municipais, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) promove nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Teatro Margarida Schivasappa, no Centur, em Belém, uma programação extensa voltada para esses dois públicos. As inscrições se iniciaram nesta quinta-feira, 14, de modo online, no site da instituição.

O I Fórum de Mulheres da Segurança Pública e o I Encontro Estadual de Guardas Municipais Femininas do Pará são o primeiro passo para a discussão, de forma contínua, do papel da mulher nas forças de segurança. O objetivo é criar um Fórum Permanente de debate sobre Mulher e Segurança Pública.

O fundamento das discussões nos dois fóruns será a lei nº 13.675, de 2018, com foco nas principais mudanças na Gestão de Segurança Pública e no protagonismo dos municípios na prevenção da violência e do crime. Haverá palestras ministradas pela primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho, e pela Delegada titular da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) da Polícia Civil, Ariane Rodrigues, entre outras. 

No dia 27, em alusão ao dia da Guarda Municipal, celebrado em 10 de outubro, ocorre II Encontro das Guardas Municipais. A programação, voltada para homens e mulheres, propõe o debate sobre o protagonismo das guardas municipais nas estratégias da Segurança Pública. Neste dia, o governador Helder Barbalho estará presente e serão entregues 200 coletes balísticos para as guardas.

AÇÕES AFIRMATIVAS

Com os dois eventos, “a Segup pretende promover um ambiente de discussão multiagencial acerca de temas pertinentes à segurança pública, possibilitando uma atuação técnica e articulada dos órgãos do SIEDS (Sistema de Segurança Pública e Defesa Social do Pará)”, explica Luciano Oliveira, da organização do evento pela Segup.

A ideia é que ambos os eventos continuem nos próximos anos, dada a importância dos debates. “Ambos fortalecem tanto a atuação da policial feminina, quanto a Guarda Municipal, enfatizando ações afirmativas do gênero feminino no contexto da segurança pública”, assinala Luciano.

PROGRAMAÇÃO

O evento no dia 26 se inicia a partir das 8h, com credenciamento dos inscritos. Por volta das 10h, haverá a palestra ministrada pela primeira-dama, sobre o tema “Mulheres e a Gestão Pública”. Pela tarde, às 14h, a programação retoma com a exposição “Mulheres na Segurança Pública e a questão do Assédio”, com apresentação da tenente-coronel CBM Camila Paiva.

Em seguida, a delegada da Polícia Civil Ariane Rodrigues aborda o tema “Pesquisas acadêmicas para mulheres que atuam na Segurança Pública”. Ainda na tarde do dia 26, outras duas palestras completam a programação.

No dia seguinte, 27, o evento será aberto com credenciamento e palestra ministrada pelo secretário de Segurança Pública, Ualame Machado, e o diretor do NGR/Segup, Dr. João Garcia Reis. “O Protagonismo das Guardas Municipais e os municípios na questão da Segurança Pública” será um dos temas discutidos no evento, que contará ainda com palestra do governador do Estado e entrega dos equipamentos aos guardas municipais.

INSCRIÇÕES

Para participar dos dois dias de evento, os participantes devem inscrever-se através de formulário disponível no site da Segup (www.segup.pa.gov.br), informar dados pessoais e finalizar. O evento é gratuito.

*Texto de André Macedo (Ascom/Segup)