Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Seduc promove campanha de doação para garantir o estoque de sangue do Hemopa

Servidores do prédio-sede e da comunidade do entorno tiveram a oportunidade de exercitar a solidariedade e a responsabilidade social

Por Governo do Pará (SECOM)
14/10/2021 16h23

Servidores do prédio-sede da Seduc se mobilizam para doar sangue e garantir o estoque da Fundação Hemopa: responsabilidade socialUma campanha de doação de sangue envolveu servidores do prédio-sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e comunidades ao redor. Organizada pela Secretaria Adjunta de Gestão de Pessoas (Sagep), pela Coordenação de Assistência ao Servidor (CAS) da Seduc e pela Fundação Hemopa, a iniciativa visa a garantir a coleta e o estoque de sangue para as pessoas que estão precisando ou que estão na fila de espera para receber a doação de sangue. 

De acordo com a assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa (Gecad), Maria de Nazaré Saldanha, é muito importante fazer parcerias com os setores públicos e essa é uma das estratégias adotadas pelo Hemopa para captar novos doadores de sangue. 

"Quando falamos em doação de sangue nunca sabemos quem vai precisar. No que diz respeito à realidade hospitalar, todos nós já tivemos alguma experiência, mesmo com um familiar ou amigo; principalmente em momentos de cirurgia ou tratamento de alguma doença, é necessária essa bolsa de sangue. Então, nossos parceiros, como a Seduc, são nossos braços que abraçam a causa da responsabilidade social, humanitária e principalmente de empatia ao próximo", disse a assistente social. 

A Secretaria é uma parceira antiga do Hemopa, com o projeto "Doadores do Futuro",  que trabalha essa conscientização da doação nas escolas. A enfermeira Rita Terezinha, do CAS, disse que as campanhas de doação de sangue já fazem parte da rotina da Seduc e avalia que o momento atual exige ainda mais dedicação. "Nesse momento de pandemia é necessário ter empatia com o outro, porque nunca sabemos quando o outro vai precisar. A Secretaria de Educação, busca fazer o compartilhamento dessa empatia e solidariedade com essas ações", explicou a enfermeira. 

AJUDAR O PRÓXIMO

O servidor da Assessoria Jurídica da Seduc, Tiago Lameira, diz que  "a doação é um ato de salvar vidas. Quantas pessoas precisam e eu acho tão importante cada um ter esse papel de ajudar os que necessitam. Estou muito grato por fazer esse ato de altruísmo que é de ajudar o próximo".

Aluna de estética, Maria Luiza diz que ficou sabendo da campanha de doação de sangue através do curso e logo procurou a Seduc para fazer a doação. "Não era doadora, é a primeira vez que estou doando e para mim está sendo uma ótima experiência saber que estou ajudando a salvar até quatro vidas através de uma bolsa de sangue. Estou muito feliz".

Vale destacar que devido à pandemia da covid-19 os critérios para a doação de sangue foram ampliados, para doar é necessário ter idade entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde e ter um peso mínimo de 50kg. 

Com relação à pandemia, uma pessoa que teve covid, pode ser uma doadora desde que conte 30 dias após os sintomas mais graves, pessoas que tiveram o contato, mas não desenvolveram a doença, somente após 14 dias. Quem já se vacinou também precisa seguir alguns critérios, sendo eles, se o doador tiver tomado a Coronavac, somente pode doar após 48 horas e as demais após 7 dias.

*Texto de Evaldo Júnior e Rodrigo Moraes / Ascom Seduc).