Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DOS PROFESSORES

Governo reafirma o compromisso com os profissionais da educação paraense

Titular da Seduc destaca o protagonismo daqueles que desempenham com zelo e excelência, o papel indispensável na formação das pessoas

Por Valéria Nascimento (SECOM)
15/10/2021 15h17

Nesta sexta-feira, 15 de outubro, é a data em que se homenageia o profissional que tem a missão de orientar, formar valores e que ajuda a construir o futuro de uma sociedade. Em alusão ao Dia do Professor, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), agradece e parabeniza todos aqueles que, com muita dedicação e esforço, garantem diariamente o conhecimento aos cidadãos paraenses. 

Hoje, a secretária de Estado de Educação, Elieth Fátima Braga, celebra e destaca o protagonismo dos profissionais que desempenham com zelo e excelência, o papel indispensável na formação educacional das pessoas. “Parabenizo e agradeço a todos os professores que, durante a pandemia e no retorno às aulas presenciais, tiveram um protagonismo tão importante para que nós pudéssemos minimizar todas as dificuldades impostas aos nossos alunos, em razão de tudo aquilo que nós vivemos em decorrência da Covid-19. Portanto, a esses profissionais, a minha gratidão em nome do Governo do Estado, pelo maravilhoso trabalho que está sendo desempenhado nas nossas escolas em todo o Pará”.

A titular da Seduc ainda disse que “É fundamental celebrarmos os nossos professores não apenas hoje, mas todos os dias, porque sem a figura deste profissional, não teríamos educação, não haveria avanços e sem sombra de dúvidas, eles são os principais elementos neste processo de transformação social”, complementou Elieth de Fátima Braga.

Valorização - No último dia 07 de outubro, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) n° 34.728, a lei que concede reajuste no vencimento-base e mantém as vantagens pagas ao magistério, com ajustes na sistemática de cálculo. Serão beneficiados com essa medida 40 mil professores da rede pública estadual que estão ativos, inativos e pensionistas.

A iniciativa representa um aumento de 40% na média geral de remuneração, chegando a 24% para todos os servidores, sem tirar nenhum dos direitos já garantidos. Esta determinação do Executivo Estadual vai injetar mais de R$ 850 milhões direto na folha de pagamento da categoria. Vale ressaltar que a correção já será paga a partir deste mês de outubro a todos os professores da rede estadual de ensino.

A proposta também assegura importantes ganhos para a categoria, pois diversas gratificações irão aumentar devido ao reajuste no vencimento-base. Algumas delas são a gratificação de escolaridade, a gratificação progressiva, a gratificação de magistério na Educação Especial e a gratificação do Sistema Modular de Ensino (SOME). 

Já com relação às aulas suplementares, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a continuidade do devido pagamento, sendo calculado com base no valor da hora-aula da classe e do nível em que estiver o professor. É importante ressaltar que esse adicional terá como base de cálculo o valor do novo vencimento-base.

Formação - Para aprimorar o trabalho pedagógico desenvolvido por profissionais da educação em todo o Pará, a Seduc tem disponibilizado variados cursos de Formação Continuada. Esta é uma ação promovida pelo Centro de Formação de Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará (Cefor), juntamente com diversas coordenações vinculadas à Secretaria Adjunta de Ensino (Saen), além de instituições parceiras. De janeiro de 2019, até o momento, as formações já envolveram 23.418 educadores das redes municipal e estadual de ensino.

Em abril deste ano, para ampliar o trabalho pedagógico desenvolvido pelo Cefor, a Seduc lançou o “Ambiente Virtual de Aprendizagem (AvaCefor)”, que disponibiliza cursos de Formação Continuada por meio de salas de aula digitais. A nova ferramenta foi elaborada a partir das necessidades mapeadas entre as demandas dos profissionais da educação em todo o Estado e apresenta um formato mais dinâmico, interativo e de fácil acesso aos usuários.

A plataforma possibilita a integração de todas as formações realizadas pela Seduc, sejam elas na modalidade semipresencial ou de forma remota. Nas salas de aula do AvaCefor, serão realizados processos de desenvolvimento dos cursos com o aprofundamento de textos, vídeos, fóruns de discussões, realização de atividades, além de um processo avaliativo após a conclusão de cada módulo de aprendizagem, contemplando, assim, um conjunto de estratégias que visa contribuir para impulsionar o processo de Formação Continuada dos educadores paraenses.

“Os cursos são importantes para os profissionais da educação paraense, na medida em que permitem a possibilidade de reflexão da própria prática pedagógica em seus aspectos teóricos e metodológicos, além de oportunizar a interação com outros educadores, criando uma grande rede colaborativa de aprendizagem e troca de experiências”, enfatizou o professor e coordenador do Cefor, Augusto Paes.

Texto: Vinícius Leal (Ascom/Seduc)