Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CONSCIENTIZAÇÃO

No Dia do Consumo Consciente, Iasep incentiva substituição de copos descartáveis

O Instituto distribuiu canecas de cerâmica para servidores, estagiários e trabalhadores terceirados, a fim de diminuir desperdício e proteger o meio ambiente

Por Ádria Azevedo (SECOM)
15/10/2021 21h19

O Ministério do Meio Ambiente instituiu, em 2009, o 15 de Outubro como o Dia Nacional do Consumo Consciente. Para marcar a data, o Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Pará (Iasep) entregou nesta sexta-feira (15) canecas de cerâmica, com a frase “Trabalhador consciente cuida do meio ambiente”, para servidores, estagiários e profissionais terceirizados.Equipe de trabalhadores terceirizados também recebeu as canecas adquiridas pelo Iasep

O presidente do Iasep, Bernardo Almeida, explicou que o objetivo da distribuição das canecas é evitar o uso de copos descartáveis durante o expediente. “Fizemos um levantamento e constatamos que usamos em torno de 115 pacotes de copos por semana. É um impacto ambiental enorme, de um material que demora no mínimo um século para se decompor, além de ser um gasto financeiro considerável”, informou o gestor, acrescentando que “se cada trabalhador do órgão usar apenas sua caneca durante a jornada de trabalho, os descartáveis serão utilizados apenas pelos visitantes da autarquia. É uma prática mais sustentável, e também um uso mais racional dos recursos públicos”.

A ação também conta com material informativoA entrega ocorreu na sede do Iasep, na Avenida João Paulo II, com a entrega feita pela gerente da Assistência Domiciliar, Rebeca Gomes, e também no prédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), na Avenida Visconde de Souza Franco (Doca) - onde o Iasep ocupa algumas salas provisoriamente – realizada pela vice-presidente da instituição, Lúcia Souza. Foram adquiridas quase 400 canecas, para todos os trabalhadores, inclusive os do interior, que ainda vão receber.

Aprovação - Ellen Tavares, servidora do Gabinete da Presidência, considerou de extrema importância essa conscientização ambiental. “O material informativo que veio na caneca ressalta, por exemplo, que o tempo de decomposição de um copo de plástico é de 100 a 400 anos, e muitas pessoas não têm essa consciência. Além disso, pesquisas mostram que o copo descartável, em contato com o líquido quente, elimina uma substância nociva ao organismo. Fora que cada um ter seu copo, em tempos de pandemia, é até mais higiênico”, enfatizou. “E, como sou pregoeira do órgão, posso dizer que não só o meio ambiente e a saúde dos trabalhadores agradecem por essa ação, mas também o princípio da economicidade”, assegurou.

Vice-presidente Lúcia Souza entrega caneca à servidora Ellen TavaresJoana Brito, servidora terceirizada na sede da autarquia, também aprovou a iniciativa. “Como trabalho na área de serviços gerais, vejo diariamente o desperdício desses copinhos no lixo. E vejo as pessoas pegando, tomando sua água, jogando fora e depois pegando de novo, ao invés de pelo menos manter o mesmo copo durante o dia. Por isso, achei essa ação uma ótima ideia, porque precisamos dessa conscientização sobre o nosso meio ambiente”, afirmou.