Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Horta própria e produção de legumes garantem excelência nutricional no Hospital de Ipixuna

No Dia Mundial da Alimentação, instituição com certificação nacional de constante aprimoramento no padrão de qualidade, tem também aprovação dos usuários

Por Vera Rojas (HGT-Tailândia)
16/10/2021 13h29

Alimentação nutritiva e saborosa feita no Hospital Geral de Ipixuna tem o reconhecimento nacional e também a aprovação dos usuáriosO Hospital Geral de Ipixuna do Pará (HGI) comemora o Dia Mundial da Alimentação, neste sábado, 16, garantindo excelência à sua gastronomia hospitalar,  por meio do seu Serviço de Nutrição e Dietética (SND), cuja alimentação preparada e servida na instituição contribui com o restabelecimento dos usuários. Recentecemente o HGI foi reconhecido pela Fundação para a Pesquisa em Arquitetura e Ambiente, que concedeu o Selo Green Kitchen à sua cozinha.

É a segunda vez que a certificação nacional do Programa Green Kitchen é concedida ao HGI. O selo é indicado para restaurantes e instituições que estão em constante aprimoramento do padrão de qualidade em benefício de seus clientes e usuários, baseados na alimentação saudável, ambientação natural e sustentabilidade.

Ingredientes naturais e sem agrotóxicos, plantados na horta cultivada no próprio hospital, faz toda a diferença na alimentação servidaO cuidado no preparo da alimentação servida no HGI, diariamente, conta com ingrediente naturais plantados e colhidos da horta própria de hortaliças variadas, que fazem toda a diferença no cardápio oferecido, com espinafre, cheiro verde, couve, taioba, entre tantos outros.

Outro reconhecimento de muito importância para gestão do hospital é a opinião de seus usuários, entre os quais a da paciente Adriele Carlos Chaves, 25 anos, internada na unidade hospitalar onde passou por procedimento cirúrgico para a retida de vesícula. “Estou gostando muito do atendimento da equipe do hospital e também da alimentação servida aqui. É bastante gostosa e caprichosa. Todos estão de parabéns”.

A nutricionista Matilde Pinheiro observa que as vitaminas e minerais da alimentação do HGI auxiliam o restabelecimento dos pacientesDe acordo com a nutricionista do HGI, Matilde Pinheiro, atualmente, a horta do HGI oferece hortaliças variadas que compõem a alimentação servida aos usuários. “As hortaliças são livres de agrotóxicos e auxiliam na qualidade do prato composto de vitaminas e minerais, que colaboram para a imunidade e a recuperação pós-operatório”.

Em menção ao Dia Mundial da Alimentação, a  profissional destacou ainda que uma alimentação saudável, equilibrada e balanceada é fundamental para um bom desempenho da saúde, do bem-estar físico, mental e social do indivíduo, adquirido por meio do equilíbrio entre qualidade e quantidade dos nutrientes, obtidos através dos alimentos nas refeições diárias, que precisam ser atrativas e saborosas.

“ Já a dieta hospitalar garante o aporte de nutrientes ao paciente internado e preserva seu estado nutricional, por ter um papel co-terapêutico no pós cirúrgico”, destacou Matilde, ao informar que, mensalmente, o HGI oferece uma média de 6 mil refeições entre colaboradores, usuários e acompanhantes.

SERVIÇO

O Hospital Geral de Ipixuna (HGI) é um órgão do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica localizado na Rua Principal, s/n, bairro Centro, em Ipixuna do Pará. Mais informações pelo telefone, (91) 3811-2631.