Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

CIIR atua na Expedição 'Saúde por todo o Pará' em territórios indígenas 

No último domingo (17), a ação de saúde atendeu as aldeias Krimei e Kamoktiko

Por Giovanna Abreu (SECOM)
18/10/2021 10h50

"Hoje vou sair daqui feliz e com muita alegria. Sempre lutamos para receber esses serviços e melhorar a nossa saúde. Com essa ação ficou bom pra nós atender a população indígena. Até as nossas crianças passaram por atendimento", comemora Kadjyre, liderança da aldeia Krimei, que foi a primeira a receber a Expedição 'Saúde por todo Pará em territórios indígenas' no último domingo (17). 

A ação, que é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), é desenvolvida em parceria com o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e com a Universidade Federal do Pará (UFPA). 

A equipe do CIIR que participa da ação é multiprofissional, composta por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudióloga e assistente social. 

O Centro é responsável pelo acompanhamento do crescimento de indígenas de 0 a 5 anos, avaliação nutricional, testes da orelhinha e da linguinha, por orientações sobre aleitamento materno de indígenas no período da lactação e gestantes, além de avaliação geral do desenvolvimento. Outras demandas identificadas pela equipe, que façam parte das atribuições do CIIR, serão encaminhadas. 

"Participar desta ação do Governo do Estado, para nós do CIIR, está sendo muito importante, porque temos chegado em locais muito remotos, que tem muitas necessidades. Considero um momento ímpar na história do Centro conseguir prestar esse atendimento", ressalta Ivana Pimentel, supervisora da equipe do CIIR na Expedição.  

A ação, que iniciou na última sexta-feira (15) e segue até o próximo sábado (23), atende indígenas da etnia Xikrin da Trincheira do Baixo Bacajá, localizados no médio Xingu. 

 

Atendimentos

No terceiro dia de atendimentos foram realizadas 37 triagens de enfermagem e atendimentos médicos; 147 testes IST's; 25 testes IGG e IGM, entre avaliações de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, terapia ocupacional, serviço social, além de exame BHCG, paracitológicos e de urinálise. 

 

Mais serviços

Consultas com clínica médica, exames laboratoriais, entrega de kits de higiene bucal, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, exames de IGG, IGM e antígenos para covid-19, orientações de saúde da mulher, criança e homem, além dos serviços da regulação. 

 

Acessibilidade

Na manhã deste domingo (17), a pequena Kokou, 8 anos, da aldeia Kamoktiko, recebeu uma das cadeiras de rodas infantis entregues na última quarta-feira (13) pela Sespa. A criança indígena possui uma doença chamada espinha bífida, em que a medula espinhal não se desenvolve adequadamente. A cadeira garantirá mais conforto e qualidade de vida para Kokou.