Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Operação Lei Seca do Detran autua 54 condutores por direção sob influência de álcool

Os agentes de fiscalização de trânsito estiveram em diversos pontos garantindo a segurança viária da população no período noturno, no final de semana

Por Governo do Pará (SECOM)
19/10/2021 13h53

De sexta (15) a domingo (17), foram feitos 1.184 testes com etilômetro. O fato de o motorista baforar explica o nome bafômetro.O Departamento de Trânsito do Estado (Detrab) realizou, no último final de semana, a Operação Lei Seca na capital, Belém. Os agentes de fiscalização de trânsito estiveram em diversos pontos garantindo a segurança viária da população no período noturno.

Em três dias de operação, de 15 a 17, 1184 testes com etilômetro foram realizados, resultando em 30 autuações por direção sob influência de álcool. Sete condutores se recusaram a realizar o teste com o aparelho.

Nos dias da operação, 17 condutores foram presos por dirigirem sob influência de álcool, configurando crime de trânsito previsto no Código de Trânsito Brasileiro, quando o condutor apresenta índice superior a 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões.Operação prendeu 17 condutores por direção sob influência de álcool, isto é, mais de 0,33 mg de álcool por litro de ar nos pulmões 

MOTOCICLETAS

Em Salinópolis, região do rio Caeté, outra equipe de fiscalização esteve em operação para remover das vias motocicletas em situação irregular.

Sete veículos foram removidos, entre eles motocicletas com alterações realizadas nas características originais que deixam o veículo em desacordo com o previsto por lei, prejudicam a saúde e o meio ambiente. Como o silenciador do escapamento consiste em um item projetado para diminuir os ruídos do motor, uma vez alterado, pode trazer consequências prejudiciais, como o um aumento significativo do som do motor e da quantidade de fumaça liberada.

Fiscais do Detran em ação para conter direção sob efeito de álcool, uma infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir No período de 13 a 17 de outubro foram realizados 1447 testes de etilômetro, dos quais resultaram em 67 condutores autuados sob influência de álcool. Dentre estes, cinco se recusaram a realizar o teste e 18 foram enquadrados pelo crime de trânsito.

Ainda em Salinópolis, com o Projeto Sentinela, 120 veículos que apresentaram irregularidades administrativas e de licenciamento foram regularizados no posto de serviço localizado no município.  

*Texto de Leandro Oliveira (Detran).