Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PLANO DE VACINAÇÃO

Mais 264.420 vacinas contra a Covid-19 chegam ao Pará

Por Mozart Lira (SESPA)
19/10/2021 17h07

O Pará recebeu, na tarde desta terça-feira (19), no Aeroporto Internacional de Belém, 264.420 doses da vacina Pfizer. Foi a 101º remessa de imunizantes contra a Covid-19 enviadas pelo Ministério da Saúde. A equipe de Logística da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) recebeu as vacinas no Aeroporto e já organiza o envio aos Centros Regionais de Saúde, para distribuição aos 144 municípios paraenses. O envio das doses será feito por vias terrestre, aérea e fluvial, e contará com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

O planejamento da Sespa inclui a distribuição das doses, assim como dos insumos para todos os municípios, e cada um deles recebe as doses de acordo com o quantitativo populacional e a atual etapa de vacinação.

Para essas doses da Pfizer, a Sespa recomenda que os municípios utilizem para a aplicação da primeira dose para jovens de 12 a 17 anos e a segunda dose para demais faixas etárias.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, a Sespa vem trabalhando há quase dez meses em parceria com outras instituições para garantir que as doses cheguem à população de forma rápida, segura e eficaz. "Já passamos de 11 milhões de vacinas distribuídas a todo o Estado. Por isso, pedimos aos municípios que prossigam no cumprimento do Plano Paraense de Vacinação, disponibilizando as doses imediatamente aos grupos pré-definidos em cada local. Essas iniciativas têm permitido a realização de ações importantes, como a abertura de unidades específicas para o tratamento da doença em todo o Estado”, afirmou.

Em dados atualizados, até esta terça-feira (19), o vacinômetro da Sespa indicava que o Pará já recebeu 11.179.474 doses de imunizantes do Ministério da Saúde e outras 750 mil doses do Instituto Butantan, de São Paulo, por meio de aquisição direta do governo do Estado.

No Vacinômetro a população pode acompanhar o quantitativo dos tipos de vacina recebidos pelo Estado – Oxford/AstraZeneca, Coronavac/Sinovac, Pfizer e Janssen, bem como a quantidade e o percentual de vacinados, doses aplicadas e desempenho dos 144 municípios paraenses no processo de imunização.