Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

1º Semana das Mulheres Empreendedoras de Icoaraci será na Estação Cultural da Vila Sorriso

A ação inicia nesta segunda-feira (25), a partir das 14h, com oficinas, cursos, feiras e serviços

Por Iego Rocha (SECULT)
24/10/2021 17h49

De 25 a 29 de outubro, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em parceria com o movimento Icoaraci de Novas Ideais, realiza a 1º Semana das Mulheres Empreendedoras de Icoaraci. A ação, que ocorrerá na Estação Cultural da Vila Sorriso, é composta por oficinas voltadas ao público feminino, feira criativa, serviços e atrações culturais, abertas ao público. Órgãos e entidades como Defensoria Pública, Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Fundação Curro Velho, Senar e Incubadora da UFPA também são alguns dos parceiros desta ação. 

De 25 a 29 de outubro, de 14h às 18h, ocorre a oficina Batik de pintura em tecido, com facilitadores da Fundação Curro Velho. Já no período de 26 a 30 de outubro, o Senar ofertará o curso de Panificação. De 27 a 28, a Incubadora da Ufpa vai ofertar uma oficina sobre Empreendedorismo feminino. De 26 a 30 de outubro, as mulheres da Vila Sorriso vão aprender um pouco mais sobre o processo de fabricação de Biojoias, em curso ofertado também pela Fundação Curro Velho. 

No dia 29 de outubro, a Funpapa ofertará o serviço de orientação social e cadastro único. No dia 30, de 8h às 12h, os icoaracienses vão receber a carreta de direitos da Defensoria Pública, com a emissão de documentos, alteração de correção de certidão de registro civil e de óbito, reconhecimento voluntário de paternidade, orientações Jurídicas, encaminhamento com gratuidade para segunda via certidão de nascimento e óbito, 2ª via do CPF para qualquer idade, atualização, correção, autorização e regularização do CPF (acima de 16 anos), emissão de carteira de identidade 

O encerramento da programação ocorre no dia 30, a partir das 19h, com seresta cultural em homenagem à cantora Cleide Moraes com show de Brenda Moraes e banda e Escola de dança de salão Nívea Santos. Na ocasião, ocorrerá ainda feira criativa das mulheres empreendedoras da Vila Sorriso, além da exposição do projeto Meu Primeiro Livro da escritora, Norma Teixeira. 

De acordo com idealizadores, a ação foi provocada a partir de dados como o do observatório da Covid, em que foi constatado que a parcela da população mais atingida pela pandemia foi a das mulheres. Em especial as da periferia, baixa renda e de mães solos.

“O projeto foi idealizado a partir de uma demanda vivenciada em nosso distrito. Pensamos em algo justamente voltado para mulheres, principalmente para mães solo, e que também não têm possibilidade de gerar renda para sua família e para si mesma. Então, este é um projeto alternativo onde se aplica primeiramente a possibilidade dessa mulher se olhar e se perceber como fazedora de sua própria história e capaz disso”, destaca Elisete Pena do movimento Icoaraci de Novas Ideias. 

“Esta ação traz o merecido destaque ao empreendedorismo feminino que é muito forte aqui. Vemos que as mulheres são sempre a maioria em nossas feiras, estão sempre presentes e muito ativas. Essa programação dá ainda mais visibilidade a elas, e não só isso traz oportunidades para formar novas empreendedoras, por meio das oficinas e serviços. Ficamos felizes de que isso ocorra aqui no nosso espaço. Acredito que teremos uma ação bem produtiva, pois a procura local já começou e isso é importante”, detalha Luciano Gomes, gerente da Estação Cultural de Icoaraci.

Confira a programação completa da 1ª Semana das Mulheres Empreendedoras de Icoaraci

OFICINAS

► BATIK (pintura em tecido)
Período: 25/10 a 29/10
Horário: 14h às 18h.
Facilitador: Fundação Curro Velho.

► PANIFICAÇÃO 
Período: 26/10 a 30/10
Horário: 9h às 14h.
Facilitador: Senar.

► EMPREENDEDORISMO FEMININO
Período: 27/10 a 28/10
Horário: 9h às 12h.
Facilitador: Incubadora da UFPA.

BIOJÓIAS
Período: 26/10 a 30/10
Horário: 9h às 12h e de 14h às 18h.
Facilitador: Fundação Curro Velho.

AÇÃO SOCIAL

Funpapa (Serviço de orientação social e cadastro único)
Data: 29/10
Horário:  8h às 12h.

CARRETA DE DIREITOS DA DEFENSORIA PÚBLICA (EMISSÃO DE DOCUMENTOS)
Data: 30/10
Horário: 8h às 12h
Serviços: Alteração de correção de certidão de registro civil e de óbito; reconhecimento voluntário de paternidade; Orientações Jurídicas; encaminhamento com gratuidade para segunda via certidão de nascimento e óbito); 2ª via do CPF para qualquer idade; atualização, correção, autorização e regularização do CPF para acima de 16 anos; emissão de carteira de identidade (14 anos com senha e acompanhado dos pais com documentos, obrigatório apresentação: certidão original  de nascimento/ casamento e/ou averbação de divórcio, comprovante de residência).

ENCERRAMENTO

Data: 30/10
Horário 19h às 21h30

- Seresta Cultural "Para sempre Cleide Moraes: uma homenagem à rainha da saudade" com Brenda Moraes e Banda e a Escola de Dança de Salão Nívea Santos;

- Feira das Mulheres Empreendedoras;

- Projeto Meu primeiro livro, da escritora Norma Teixeira.

Inscrições e mais informações: (91)98201-8199 e (91)98052-3498.

Texto: Josie Soeiro (Ascom/Secult)