Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E CULTURA

Diretoria de Leitura e Informação prorroga edital de cessão de uso de obras para bibliotecas do estado

Por Governo do Pará (SECOM)
24/10/2021 17h48

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, prorrogou por mais um ano o Edital de Chamamento para Cessão de Uso de obras/títulos de autores paraenses, publicado no Diário Oficial em outubro do ano passado. Com o instrumento, coordenado pela Diretoria de Leitura e Informação do órgão, a Fundação pretende democratizar o acesso ao livro, além de incentivar a literatura paraense ao ampliar o acervo de títulos locais em Bibliotecas Públicas. Ao todo, serão 900 kits com 600 volumes, distribuídos entre as entidades cadastradas.

As bibliotecas vinculadas no cadastramento terão kits com 600 livros cedidos para compor seu acervo por 12 meses, para que se garanta o livre acesso à leitura e à informação. A divisão ocorrerá da seguinte forma: 154 kits para bibliotecas municipais; 700 kits para bibliotecas escolares da rede pública; 36 kits para bibliotecas hospitalares e 10 kits para bibliotecas prisionais. Durante o período, a conservação dos exemplares fica sob responsabilidade da entidade que os recebeu.

A distribuição das obras será feita por meio de Termo de Cessão de Uso, firmado entre as bibliotecas habilitadas e a Fundação. As cadastradas e confirmadas deverão retirar o objeto na FCP, conforme cronograma a ser divulgado junto com os resultados do chamamento. Ao receber os kits, fica acordado o compromisso de utilizar os livros exclusivamente nas atividades propostas no chamamento, sendo exigida a comprovação do desenvolvimento das atividades de promoção à leitura por meio de relatórios regulares na forma e prazos previstos no edital. 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online, por meio do preenchimento e envio dos formulários, documentos e materiais exigidos no edital para o email: livrosdeautoresparaenses@fcp.pa.gov.br. O assunto do e-mail deverá ser “Edital de Chamamento Público nº 14/2020-FCP”. A Fundação receberá inscrições até 5 de outubro de 2022. Acesse o edital completo.

Texto: Camila Barbalho (Ascom/FCP)