Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Sespa avança com o projeto Telemedicina Pará para 23 municípios

Paraenses têm acesso a teleconsultas nas especialidades médicas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia

Por Mozart Lira (SESPA)
25/10/2021 09h11

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), segue com o projeto Telemedicina Pará, que atualmente disponibiliza pontos de acessos a consultas especializadas em 23 municípios e com 1.070 atendimentos desde que o projeto foi retomado pela Secretaria, em agosto deste ano. 

O Telemedicina Pará faz parte do programa “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil por meio da Telemedicina”, fruto de uma parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI) com o Hospital Israelita Albert Einstein, em que são ofertadas teleconsultas em 7 especialidades médicas: endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia. 

Na prática, o paciente passa por uma consulta na UBS, onde é identificada a necessidade de um especialista e, então, o agendamento poderá ser solicitado através do sistema do Hospital Albert Einstein. Na data e horário agendado, o paciente retorna à UBS para consulta com médico generalista presencial e o especialista da telemedicina. Para tanto, utiliza-se uma plataforma tecnológica que permite agendamento, acesso à videoconferência entre os médicos e registro de informações em prontuário eletrônico.

O projeto tem o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da assistência e a satisfação do usuário, reduzir o número de transferências desnecessárias de pacientes e, consequentemente, aprimorar a alocação de recursos para melhorar a saúde geral da população.

“Com isso, tem-se a redução da fila de espera por consultas com especialistas na central de regulação do Estado”, explica o secretário adjunto de Gestão de Políticas de Saúde, Sipriano Ferraz Júnior, ao pedir o compromisso contínuo das Prefeituras e dos secretários municipais de Saúde para a manutenção da infraestrutura do serviço e para a gestão de metas e resultados. 

 

Ampliação 

No Pará, o projeto coordenado pela Sespa com o apoio das Secretarias Municipais de Saúde do Estado (Cosems), está ocorrendo, por enquanto, em 23 municípios selecionados a partir dos critérios elencados pelo Ministério da Saúde, que incluem o baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), carência de médicos especialistas e distância de centros médicos especializados.  

Já ofereceram atendimento por telemedicina os municípios: Acará, Almeirim, Aurora do Pará, Belém, Bom Jesus do Tocantins, Bujaru, Cametá, Capitão Poço, Concórdia do Pará, Garrafão do Norte, Igarapé-Miri, Ipixuna do Pará, Irituia, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Nova Esperança do Piriá, Oeiras do Pará, Ourém, Portel, Rurópolis, São Domingos do Capim, Abaetetuba e Castanhal.

Até ao final deste mês, Santa Luiza do Pará, Augusto Corrêa e Viseu vão aderir ao projeto, o que somará para 26 municípios participantes. Com previsão inicial de implantação em 56 municípios, os próximos 30 terão o serviço implantado de forma gradativa seguindo o planejamento da Sespa, que havia suspendido a execução do programa em função da pandemia da Covid-19.

O secretário de Saúde do Pará, Romulo Rodovalho, lembra que o atendimento remoto já é uma realidade crescente no Estado. “Essa necessidade ficou ainda mais evidente para desafogar consultas com especialistas que foram represadas durante a pandemia. Fico feliz pelos municípios que já estão aderindo ao projeto e que todos possam aproveitar a gama de atendimentos e a nossa disponibilidade em ajudar nas orientações oportunas e necessárias”, concluiu.