Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Audiência pública é realizada em Breu Branco para apresentação de curso a ser ofertado pelo Forma Pará

Por Fernanda Graim (SECTET)
27/10/2021 16h10

A noite da terça-feira (26) pode ser considerada histórica para os moradores de Breu Branco, no sudeste paraense, que participaram da audiência pública, realizada na câmara municipal do município para a apresentação do curso de engenharia de pesca que será ofertado pelo programa estadual Forma Pará, com execução do Instituto Federal do Pará (IFPA) e parceria da prefeitura local em 2022.

O Forma Pará é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e tem o objetivo de levar educação superior aos moradores dos municípios e distritos que não possuem campi de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou que tenham, mas não haja a oferta para determinado curso que seja importante para a região.

Para Edhllen Vieira, de 17 anos, estudante do segundo ano do ensino médio em Breu Branco, o fato de poder fazer um curso de nível superior no município onde nasceu é uma inovação, já que os jovens e adultos do lugar sempre precisam se deslocar para outra cidade a fim de ter uma graduação. "Qualquer tipo de oportunidade desta temos que abraçar e é sempre bem vinda", comemora.

O titular da Sectet e idealizador do programa, Carlos Maneschy, também considera este um momento singular para o município. "A história de Breu Branco nunca mais será a mesma, ela será contada agora de forma extraordinária. Este é um projeto vocacionado ao sucesso", enfatizou o secretário.

A adjunta da Secretaria e gestora do programa, Edilza Fontes, revelou que o governo do estado investe, em média um milhão e 200 mil Reais por turma do Forma Pará e explicou que os cursos ofertados dialogam com as demandas produtivas das regiões em que estão. 

Nesse sentido, o prefeito de Breu Branco, Flávio Mezzomo, comemorou a parceria. "Este é um curso muito importante, pensado para a região. A parceria entre esses três entes é algo com o qual quem ganha é a população", salientou.

Além do titular e da adjunta da Sectet e do prefeito municipal, também estiveram na mesa de abertura do evento o diretor- presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, e o diretor do campus do IFPA em Tucuruí, Anderson Barbosa. A cerimônia contou ainda com a presença de vereadores locais e a apresentação do curso foi realizada pela professora do IFPA, Fernanda Tanaena.