Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Startup do PCT Guamá inicia implantação de tecnologia junto ao Governo do Espírito Santo

A MedBolso foi uma das vencedoras do Pitch Gov.ES, desafio de inovação proposto pelo governo capixaba

Por Juliane Frazão (PCTGuamá)
28/10/2021 15h02

A MedBolso, startup instalada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, começou a implantar sua solução tecnológica para a gestão de escalas e plantões médicos em hospitais do Governo do Espírito Santo. A iniciativa integra o programa Pitch Gov.ES, promovido pelo governo estadual, em parceria com a Associação Brasileira de Startups, por meio do Laboratório de Inovação de Gestão (LAB.ges).

Através de um edital de chamamento público, startups de todo país propuseram soluções para 16 desafios de gestão pública em sete áreas temáticas. A startup paraense foi uma das 15 selecionadas entre as cerca de 450 inscrições recebidas no programa.

A MedBolso venceu o desafio 1 na área de saúde, relacionado com a melhoria na gestão de escalas e plantões, sob a coordenação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (Icepi). O início da implantação foi realizado no último dia 21, junto à equipe do Hospital Estadual de Vila Velha.

Segundo os integrantes da startup, a solução criada apresenta uma resposta efetiva à gestão de plantões, possibilitando um melhor acompanhamento de todos os atores envolvidos, diminuindo a necessidade de trabalhos manuais e customizando relatórios para contextos específicos.

“O desafio para implantar uma solução para todo um Estado é enorme, porém já foi possível alinhar os requisitos e conseguiremos implantar com êxito nossa solução que já funciona em diversos hospitais no Pará, através de nossos clientes”, pontua Francisco Júnior, sócio fundador e gerente de projetos da MedBolso.

Apoio 
A MedBolso está instalada no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá desde 2018, onde desenvolveu uma solução integrada para que todo o fluxo de pagamentos de serviços médicos (procedimentos, exames, consultas e plantões) seja facilmente gerenciado por cooperativas e grupos médicos, otimizando a diminuição de glosas, faturamentos não recebidos ou recusados por problemas de comunicação entre clínicas e convênios.

A empresa também participou da primeira edição do StartUP Pará, ação do Governo do Estado que fomenta o desenvolvimento de empreendimentos inovadores de base tecnológica. Anunciada como uma das 20 finalistas do programa, a MedBolso poderá receber até R$ 200 mil em investimentos do Estado, na modalidade de subvenção econômica (sem a necessidade de reembolso).

Segundo os empreendedores, o investimento estadual será utilizado para incrementar os processos de pagamentos médicos de cooperativas ou médicos particulares e para alavancar o marketing da ferramenta.

Eles acrescentam que a verba também possibilitará o desenvolvimentos de soluções usando Inteligência Artificial (IA) e Big Data — conjunto de dados maiores e complexos — para a melhoria dos processos de atendimento de pacientes, como rastro de contatos de infectados, onde os médicos ou pacientes podem ser notificados caso seja identificado contato com pessoas que tenham apresentado sintomas ou diagnóstico recente de Covid-19, por exemplo.