Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM MARITUBA

Detran e TerPaz formam agentes multiplicadores em educação para o trânsito

A formação integra as ações do Programa Territórios pela Paz, do Governo do Pará, para moradores da comunidade

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/11/2021 18h29

Formar cidadãos conscientes sobre segurança viária é o objetivo do Curso de Agente Multiplicador de Educação para o Trânsito, que encerrou mais uma turma nesta sexta-feira (12), no Território Nova União, município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A formação integra as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará, e tem como público-alvo moradores da comunidade.

Promovido pela Escola Pública de Trânsito do Detran, o Curso de Agente Multiplicador é uma oportunidade para que os diversos segmentos sociais aprofundem o conhecimento sobre comportamento seguro e aprendam a disseminar atitudes que preservem a vida no trânsito.Equipe do TerPaz durante o curso oferecido a moradores de Marituba

Em Marituba, o curso ocorre pela terceira vez. Nesta etapa, 20 moradores receberam a capacitação, que encerrou após uma semana de aulas teóricas. “Marituba ainda está organizando o trânsito local, então esse é o momento de trazer educação para poder consolidar a fiscalização em um segundo momento. E toda vez a gente vem conseguimos deixar multiplicadores que disseminam o conhecimento por toda a cidade”, explicou a instrutora do Detran, Clara das Neves.

Várias disciplinas, como Ética e Cidadania, Noções de Legislação de Trânsito, Respeito e Responsabilidade Viária, são a base do conteúdo ministrado durante o curso. As instrutoras do Detran também ensinaram sobre metodologias que a comunidade pode utilizar para multiplicar esse conhecimento, formando outras pessoas.Moradores que participaram do curso de Agente Multiplicador de Educação para o Trânsito

Tânia Ramirez é professora da Escola Luz e Vida, onde o curso foi realizado, e avalia que todo o conhecimento proporcionado pelo curso vai ajudá-la a implantar a formação na família e aos alunos. “Foi um curso muito rico, que apresentou muitas novidades e nos ensinou sobre os riscos, e como ajudar as pessoas que estão a nossa volta a ter mais cuidados no trânsito”, ressaltou.

Nova geração - Segundo a gestora do TerPaz em Marituba, Amanda Engelke, a presença do Detran no programa é fundamental no sentido de incentivar a formação de uma nova geração de multiplicadores do conhecimento sobre segurança no trânsito, e também sobre o TerPaz. “O governo do Estado proporciona esses momentos para que as pessoas tenham uma nova perspectiva no Território. Mas a mudança quem faz é a própria comunidade”, enfatizou.

O Detran continua realizando o Curso de Agente Multiplicador de Educação para o Trânsito no interior do Estado. Os próximos municípios a receberem a formação são Itupiranga, Ourilândia do Norte e Canaã dos Carajás, na região Sudeste.