Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS

Agentes da Adepará participam de curso de capacitação no programa nacional de abelhas

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
14/11/2021 20h37

A "Inspeção de colônias e coleta de amostras para diagnóstico de enfermidades das abelhas’’ no âmbito do Programa Nacional de Saúde das Abelhas (PNSAb) foi temática do curso realizado por servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no município de Castanhal, na última sexta-feira (12).

O curso é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, e está sendo realizado em todo o país. No Pará, teve como parceiro a IFPA. Durante o treinamento prático, os participantes realizam a inspeção de colônias e coletaram de amostras para diagnóstico de enfermidades das abelhas.

A proposta do curso é despertar a atenção dos técnicos do serviço veterinário oficial para a importância da cadeia produtiva das abelhas por meio do conhecimento de sua biologia, características zootécnicas, pragas e enfermidades e promover a capacitação desses profissionais para realizar ações relacionadas ao cadastro, controle de trânsito, prevenção, controle e erradicação de doenças de abelhas de interesse em defesa sanitária animal no âmbito do Programa Nacional.

A parte teórica foi realizada entre os dias 23 de outubro e 09 de novembro. Participaram do curso auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, além de  fiscais estaduais agropecuários da Agência.

Cadeia produtiva-  Atualmente, a Adepará está na fase de cadastro das propriedades e produtores que criam abelhas. Posteriormente, passará para a fase de orientação desses produtores para adequar a produção paraense. A agência tem por finalidade promover o fortalecimento da cadeia produtiva apícola através de ações de vigilância e defesa sanitária animal.

Portanto, o objetivo do curso é tornar os servidores do serviço veterinário oficial aptos a atuarem em suspeitas ou ocorrências de doenças de interesse em defesa sanitária animal relacionadas à criação de abelhas e capacitados para se tornarem multiplicadores das técnicas apresentadas no treinamento.

“Mel, geleia real e própolis são alguns dos produtos das abelhas e que são comercializados e exportados. Daí a importância de os produtores terem seus produtos certificados pela Adepará, já que a certificação de qualidade agrega valor ao produto e potencializa a comercialização”, avalia Márcia Penna, gerente do programa de abelhas da Adepará.