Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'MUNICÍPIOS SUSTENTÁVEIS'

Mais da metade das obras de pavimentação em Anapu já foram concluídas

Por Governo do Pará (SECOM)
12/11/2021 17h03

A cidade de Anapu é um dos 12 municípios localizados nas regiões do Xingu e Tapajós que recebem obras de drenagem profunda e pavimentação do programa Municípios Sustentáveis, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop). Mais da metade das obras já foram entregues, beneficiando famílias, o tráfego e o setor comercial.

Anapu receberá um total de 15.509,27 metros de pavimentação, drenagem e terraplanagem das ruas, além da implantação de calçadas. Destes, 9.811,46 metros, cerca de 9,8 km, já foram entregues, o que representa mais de 60% de obras concluídas no município.

Na rua 8, no bairro Novo Panorama, a obra entregue trouxe melhoria principalmente para a mobilidade dos moradores. Para o trabalhador rural, José Orlando de Souza, 51 anos, que visitava a mãe que reside no local, os benefícios são principalmente para a genitora. “Ela gosta muito de andar, de se movimentar, sair de casa para ir no mercado ou na farmácia e agora está mais seguro”, conta.

Com o avanço das obras de infraestrutura pela cidade, a valorização dos imóveis já é percebida. Assim conta Jocivaldo Aquino, 34 anos, proprietário de uma corretora de imóveis na Avenida Bandeirantes, via principal que também recebeu serviços de asfalto, esgoto e calçamento.

“O grande salto de qualidade com a chegada do asfaltamento foi a valorização do preço do imóvel e o município em si. Todos saem ganhando não só o município, mas também toda a população em geral. Dobrou a procura por imóveis, em especial também os que já estão com as suas ruas pavimentadas”, afirma o corretor.

Em fase de licitação, a conclusão segundo frisa o titular da Sedop, Ruy Cabral, é importante para a integração da região e melhorar a qualidade de vida da população. “Dentro das atribuições da Sedop temos a incumbência de promover o desenvolvimento urbano, com obras públicas como saneamento, asfalto e mobilidade urbana”, afirma o secretário.

A conclusão das obras, segundo o titular é um compromisso da secretaria. “Falando de municípios às margens da Transamazônica, como Pacajá, Anapu e Porto de Moz, nós temos um grande projeto que, apesar de alguns problemas, retomaremos as obras a partir de meados de dezembro, para dar continuidade ao projeto de mobilidade urbana, com drenagem subterrânea, meio fio e sinalização. Assumimos o compromisso com esses municípios, para que possamos dar tranquilidade aos cidadãos dessas cidades e ter uma obra de qualidade”.

Programa ‘Municípios Sustentáveis’

A Secretaria de Estado Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop) avança com as obras de pavimentação e drenagem profunda em 12 municípios das regiões do Xingu e do Tapajós – Anapu, Porto de Moz, Pacajá, Placas, Rurópolis, Uruará, Brasil Novo, Medicilândia, Senador José Porfírio, Novo Progresso, Trairão e Itaituba.

A ação faz parte do programa ‘Municípios Sustentáveis’ e conta com investimento externo do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e do New Development Bank (NDB), instituições internacionais que apoiam a realização de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável. 

As obras realizadas vão garantir, além da pavimentação, a drenagem e terraplanagem das ruas, além da implantação de calçadas. Serviços que melhoram a mobilidade e acessibilidade locais e contribuem para melhor qualidade de vida da população. Os trabalhos tiveram início no ano de 2019.

Texto: André Macedo