Seaster capacita servidores de prefeituras sobre benefícios e programas sociais

Um dos pontos que mais requer esclarecimentos é o novo programa de transferência de renda do Governo Federal, o Auxílio Brasil

23/11/2021 23h33 - Atualizada em 24/11/2021 09h41

Trinta e um representantes de prefeituras municipais participam de capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A atividade é voltada ao esclarecimento de dúvidas e questionamentos a respeito das gerências de benefícios e programas socioassistenciais, em especial o novo programa de transferência de renda do governo federal, o Auxílio Brasil. O evento ocorre no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), reunindo servidores de 27 municípios.

A Diretoria de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza (DRCCP) da Seaster está à frente da capacitação, que prepara os agentes públicos, garantindo a correta aplicação de programas e benefícios voltados à população, em especial pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Ricardo Ganzer, diretor de Renda, Cidadania e Combate à Pobreza, recebeu os participantes e informou sobre a capacitação. "Esta atividade é fundamental para às gestões municipais, principalmente no período em que vivemos, onde muitas mudanças estão ocorrendo, novas portarias estão sendo implementadas pelo Governo Federal, e cabe ao Estado responder às perguntas e orientar da melhor forma", reforçou o diretor.

Auxílio Brasil - Lançado pelo Governo Federal em substituição ao Programa Bolsa Família, o Auxílio Brasil tem levantado diversos questionamentos, tanto de profissionais quanto de usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A equipe da Seaster oferece um módulo específico sobre o assunto durante a capacitação.

“Enfatizamos todas as novidades que chegam com o novo programa do Governo Federal, as novas técnicas que devem ser adotadas e de que forma eles irão, na prática, executar as atribuições deste novo programa. Nós esperamos que eles sempre estejam muito bem informados para desempenhar um bom atendimento a quem está na outra ponta, nesse caso a população”, disse a gerente do Cadastro Único (CadÚnico) da Seaster, Taiana Nascimento.

“As informações prestadas aqui são de extrema importância para nós (municípios), diante deste processo de mudanças e adaptações no que diz respeito às atribuições do Cadastro Único e essa relação com o novo programa federal. Sempre que há o chamado da Seaster, comparecemos. Vale muito para nós”, garantiu a vice-prefeita do município de São Domingos do Capim, Jane Martins.

A capacitação foi iniciada na segunda-feira (23) e prossegue até sexta-feira (26). A mesma atividade ocorre simultaneamente no município de Santarém, na região Oeste, com 32 participantes. Até o final de 2021, a capacitação para gestores alcançará os municípios de Paragominas, Marabá e Xinguara. (Colaboração de Yuri Granha).

Por Camila Santos (SEASTER)