Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Materno-Infantil de Barcarena estimula doação de sangue

Por Governo do Pará (SECOM)
25/11/2021 15h40

Nesta quinta-feira (25), em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, o Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan (HMIB) iniciou a campanha de incentivo à doação de sangue na unidade.

A equipe da Agência Transfusional do HMIB movimentou a maternidade em busca de profissionais que estivessem aptos para doar sangue, com orientações sobre o que é preciso para ser um doador e a importância da causa para salvar vidas.

O objetivo da ação é colaborar com o abastecimento dos estoques da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA), dos núcleos de Abaetetuba e Belém, que são responsáveis pelo fornecimento de bolsas de sangue para o Materno-Infantil de Barcarena, desde a inauguração da unidade, em 2018.

"Foi gratificante doar.  Essa é uma sensação de dever cumprido, pois sabemos que muitas pessoas precisam. Como essa doação será direcionada para suprir os estoques, mais bolsas serão enviadas aos nossos bebês, eu fico ainda feliz em contribuir”, disse Roberta Luz, auxiliar de faturamento do hospital.

A unidade do Governo do Pará, gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, está a 114 km de distância da capital Belém. O Materno-Infantil de Barcarena é referência em atendimento de alta e média complexidades, para bebês e gestantes na Região do Baixo Tocantins, que contempla 11 municípios, com atendimento 100% gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Gersica Pinheiro, faturista do HMIB, que doou pela primeira vez, fala da alegria em participar da campanha. “Quando a equipe começou a incentivar os colaboradores, eu senti que estava pronta para fazer parte dessa corrente. Foi a primeira vez de muitas que pretendo doar”, disse.

A biomédica e técnica de laboratório que atua na Agência Transfusional do Materno-Infantil de Barcarena, Anna Soares, ressalta que as doações são imprescindíveis, principalmente, em época de final de ano, com férias e celebrações, quando o número de doações tende a diminuir.

“É importante reforçar essa sensibilização da população em geral com relação às doações, para que os bancos de sangue do estado não entrem em estado crítico, e os pacientes que necessitam do serviço de hemoterapia não sofram com essa falta de sangue”, reforça.

O Materno-infantil de Barcarena precisa auxiliar na reposição das bolsas de sangue que são utilizadas pela unidade, que mensalmente realiza em média de 32 transfusões de sangue. Com uma doação, até 7 bebês podem ser salvos, ou 4 gestantes ou puérperas.

“Com a pandemia, os estoques diminuíram, e sempre precisamos incentivar essas doações, principalmente porque temos bebês prematuros na nossa unidade, que são os que mais precisam dessas doações", ressalta Anna.

ONDE DOAR?

Fundação HEMOPA
ABAETETUBA – Endereço: 1278, Tv. Santos Dumont, 1146 – Centro, Abaetetuba – PA, 68440-000.
BELÉM – Tv. Padre Eutíquio, 2109 – Batista Campos, Belém – PA, 66033-000

O doador pode dizer o código do Hospital Materno-Infantil de Barcarena:
– Código de Abaetetuba: 1983;
– Código de Belém: 2096.

O que é preciso para doar?
– Apresentar documento oficial de identificação (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou habilitação);
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 16 anos devem estar acompanhados do responsável legal);
– Estar bem de saúde e alimentado;
– Pesar 50kg ou mais.

Texto: Adrielle Lopes de Sousa/Ascom HMIB)