Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ENEM PARÁ ITINERANTE

Seduc garante última revisão preparatória à segunda etapa do Exame Nacional

Mais de 200 alunos foram ao Centur, em Belém, buscar orientações e mais conhecimentos para a prova deste domingo

Por Governo do Pará (SECOM)
27/11/2021 20h52

A última revisão antes da segunda prova do Enem foi realizada no CenturA última revisão do Programa “Enem Pará Itinerante”, oferecido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), reuniu neste sábado (27) mais de 200 estudantes que farão a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (28). A revisão ocorreu no Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves - Centur, em Belém.

Lívia Reis vai disputar uma vaga em Serviço SocialPara a estudante Lívia Reis, 18 anos, que pretende cursar Serviço Social na Universidade Federal do Pará (UFPA), “participar desta revisão está sendo uma grande oportunidade, porque não tenho condições de pagar um cursinho. Esta iniciativa, por ser gratuita, tem aberto muitas portas para mim. A minha expectativa tem sido enorme para o Enem, e graças aos conteúdos ministrados pelos professores consegui me preparar domingo passado, e amanhã pretendo conseguir novamente um bom resultado na prova”.

A vontade de fazer uma graduação em Engenharia Elétrica foi o que motivou José Ribamar Pinheiro, 50 anos, a estar presente na última revisão preparatória. “A gente vem observando que os aulões têm contribuído muito para o nosso aprendizado, e estamos bem próximos da segunda parte do Enem. Aqui temos recebido todo o suporte para tirar as nossas dúvidas. No meu caso, que passei um bom tempo sem estudar, essa revisão tem sido fundamental, e vai me ajudar a alcançar uma vaga na universidade”, afirmou o candidato.José Ribamar Pinheiro pretende cursar Engenharia Elétrica

A revisão abordou conteúdos voltados a recorrências, com questões presentes há vários anos no Enem, mas que os alunos ainda apresentam dificuldade de compreensão. Além disso, os principais assuntos relacionados às duas áreas do conhecimento (Ciências da Natureza e Matemática) exigidos nesta fase do Enem, foram recapitulados pelos especialistas, que também deram orientações para um bom desempenho e dicas sobre hábitos mais saudáveis às vésperas das provas.

Diego Maia, coordenador do Enem Pará ItinerantePreparação - Segundo o coordenador do Enem Pará Itinerante, Diego Maia, “mais de 200 pessoas estiveram no Centur para receber as últimas dicas relacionadas às Ciências da Natureza e Matemática, que são, na maioria das vezes, a grande fragilidade dos candidatos. Hoje, o nosso foco está sendo especial nessas duas áreas e, por isso, trouxemos professores com larga experiência em cursinho, para fechar esse ciclo com os alunos da rede pública estadual”.

O coordenador ressaltou, ainda, que o governo do Estado criou diversas iniciativas para assegurar a preparação adequada dos estudantes ao Exame, dentre elas o Polo Metropolitano; a plataforma Enem Pará Digital, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e o Enem Pará Itinerante, que levou conteúdos de alto rendimento e recorrência nas provas para várias cidades, e beneficiou aproximadamente 30 mil alunos.

Ansiedade e estratégias - Para o professor de Química Anderson Marques, o sentimento após mais um ano de preparação para o Exame é o melhor possível, mesmo com as adversidades causadas pela pandemia de Covid-19. “Poder proporcionar o melhor ensino para que esses alunos possam fazer uma boa prova é um sentimento indescritível. Hoje, o maior desafio é controlar a ansiedade e usar algumas estratégias que a gente repassou, como iniciar por questões de conceito para ganhar mais confiança, e são as que possuem a maior pontuação, e só depois ir para as perguntas que só têm um cálculo”, informou.

Anderson Marques também afirmou que devido à mudança da redação para o início das provas, naturalmente sobra mais tempo para que os candidatos realizem os cálculos com calma. No entanto, há algumas questões estratégicas que precisam ficar para o final, por demandarem maior atenção e cuidado durante a resolução.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc