Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA

Em 10 meses, mais de 2,5 mil cirurgias são realizadas no Hospital Regional do Tapajós

A demanda de maior incidência envolve procedimentos ortopédicos de urgência e emergência

Por Governo do Pará (SECOM)
29/11/2021 20h12

O Hospital Regional do Tapajós, no município de Itaituba, no Sudoeste do Pará, ultrapassou a marca de 2.500 cirurgias realizadas desde o início da oferta de assistência cirúrgica, em janeiro de 2021. Atualmente, o Hospital dispõe de atendimento cirúrgico de urgência e emergência para pacientes admitidos na unidade de acolhimento, na sala vermelha, na modalidade porta aberta, em cirurgias eletivas e via regulação estadual para cirurgias nas especialidades de neurocirurgia, ortopedia, pediatria, vascular geral e varizes, urologia, geral, bucomaxilo, mastologia, ginecologia e obstetrícia.

A instituição já realizou 2.745 procedimentos cirúrgicos, tendo como demanda de maior incidência os procedimentos ortopédicos de urgência e emergência. "É bastante gratificante saber que ultrapassamos a marca de 2.500 procedimentos cirúrgicos. Isso nos deixa muito felizes, e nos dá força e ânimo para realizar, cada vez mais, mantendo sempre a qualidade e humanização características do Hospital", disse a diretora-geral da unidade, Karla Cajaíba.Hospital Regional do Tapajós já realiza cirurgias em várias especialidades, incluindo neurocirurgia, ortopedia, pediatria e urologiaEntre as pacientes atendidas na unidade está Priscila Pinheiro, 22 anos, moradora de Jacareacanga, outro município do sudoeste do Estado. Priscila contou que estava na garupa de uma motocicleta quando sofreu um acidente e fraturou o rosto, e necessitou ser transferida imediatamente para o HRT, onde realizou uma cirurgia de urgência.

"Recebi os primeiros socorros em Jacareacanga, e logo em seguida me encaminharam para o HRT, devido à fratura que eu sofri no acidente. Eu agradeço muito a Deus por estar aqui no Hospital, onde me ajudaram e me acolheram superbem. Sem essa equipe do Regional, talvez eu não teria conseguido me recuperar tão rápido", disse Priscila, que recebeu alta na última semana.A unidade é referência no atendimento de alta complexidade no Sudoeste do Pará

Acesso gratuito - O HRT oferta atendimentos a todos os municípios da Região de Integração Tapajós, no Sudoeste, e também regiões vizinhas, assegurando a população o acesso gratuito a serviços de saúde e atendimento com especialidades médicas, contribuindo para o desenvolvimento da rede assistencial especializada com qualidade, segurança e atenção centrada no paciente.

“O Hospital tem cumprido sua missão porque tem sido estratégico na diminuição das transferências dos pacientes para outras regiões. E Itaituba possuir um hospital desse porte agiliza o atendimento a localidades próximas, cujas pessoas dispõem de estrutura hospitalar de alta e média complexidade, que está gradativamente implantando serviços importantes em diversas especialidades, permitindo que pacientes façam o tratamento mais perto de onde moram”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.

Serviço: O Hospital Regional do Tapajós dispõe dos serviços de ambulatório, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17 h, com 19 especialidades médicas, serviço de urgência e emergência com atendimento 24 horas, assistência cirúrgica de urgência e emergência e eletiva, obstetrícia de alto risco, atendimento regulado para Covid-19, serviço de apoio diagnóstico e terapêutico, e hemodiálise para pacientes agudos e crônicos.

Texto: Moisés Sodré - Ascom/HRT