Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUA CASA

Governo garante melhorias para 239 famílias de Breves, no Marajó

Por Ronan Frias (DETRAN)
30/11/2021 17h40

Garantindo melhorias nos índices habitacionais do Marajó, o governador Helder Barbalho contemplou 239 famílias da cidade de Breves com o programa “Sua Casa”. A iniciativa estadual concede auxílio para a construção, reconstrução e ampliação de moradias de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cheques foram entregues hoje (30), durante agenda realizada na cidade, em comemoração aos 171 anos do município.

O chefe do executivo paraense destacou como o benefício favorece a construção de residências com melhores estruturas. “Estamos com diversas ações aqui, como políticas sociais. Nossa mensagem hoje é a da esperança e do progresso da comunidade de Breves. Hoje, são 239 famílias contempladas com o ‘Sua Casa’. O governo está dando o material de construção e também viabilizando o pagamento da mão de obra para que as famílias possam ter efetivamente os lares beneficiados”, disse Helder Barbalho.

A família de Seu Paulo Afonso Soares foi uma das beneficiadas na ação desta terça-feira. O cadeirante de 54 anos segue firme no tratamento de câncer de próstata e conta que sem o apoio recebido o sonho de melhorar a estrutura da casa onde mora estaria muito distante de virar realidade.

Paulo Afonso Sales “Foi uma alegria muito grande essa ajuda. Eu estou doente, não estou conseguindo trabalhar. Apareceu na hora certa essa ajuda, vou construir a casa conforme orientado. Agradeço a Deus pela ajuda, porque eu moro de aluguel numa casa simples. Eu não sabia mais o que fazer, mas agora vou realizar esse sonho”, festejou o morador de Breves. 

Orlando Reis, presidente COHAB“O programa tem essa capacidade de fazer com que as pessoas cumpram todas as etapas da obra. Ou seja, os moradores recebem o auxílio para aquisição do material de construção e também para o pagamento dos trabalhadores como pedreiros e carpinteiros. Com isso, os contemplados conseguem cumprir as etapas e realizar o sonho da casa própria. Dessa forma, estamos melhorando a vida das pessoas”, explicou Orlando Reis, presidente da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab). 

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o "Sua Casa" foi criado pelo governador Helder Barbalho em 2019. O programa consiste na concessão de dois benefícios, com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra. O valor total concedido para aquisição de material de construção e para pagamento da mão de obra é de até R$ 21 mil. Todos os valores são calculados levando em consideração dados previstos em uma tabela técnica.

A iniciativa do governo do Estado vem transformando os lares de famílias carentes em todas as 12 regiões de integração paraense. A estimativa da Cohab é que somente em 2021 mais de 60 mil pessoas consigam melhorar as condições de moradia, por meio do “Sua Casa”.  

Para o prefeito de Breves, Xarão Leão, a ação de hoje atende uma das principais solicitações da cidade, o apoio para a melhorar as habitações locais: “Essas ações são fruto da parceria do governo do Estado com a população do Marajó. Os cheques entregues vão melhorar a demanda das moradias daqui da nossa cidade. Agradecemos a Deus todo esse apoio”.

Para ser contemplado, o candidato deve atender aos critérios estabelecidos em lei. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os interessados com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. A próxima fase consiste na análise socioeconômica feita pelo setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.