Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PÚBLICA

Governo do Pará entrega escola de ensino profissionalizante em Breves, no Marajó

Após dez anos de abandono, a obra na escola foi retomada pelo Estado, para atender com ensino de qualidade estudantes de vários municípios da região

Por Governo do Pará (SECOM)
30/11/2021 18h03

Governador Helder Barbalho foi a Breves entregar a Escola de Ensino Técnico, para fomentar a capacitação profissional na regiãoO governador Helder Barbalho entregou nesta terça-feira (30) as instalações da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) de Breves, no Arquipélago do Marajó. O novo espaço de aprendizagem vai ampliar a oferta de ensino técnico-profissionalizante na região, além de fazer parte das comemorações pelos 171 anos de emancipação política do município.Escola de Ensino Técnico em Breves foi concluída e ampliada após dez anos de obras paralisadas

“Hoje, no aniversário de Breves, entregamos esta escola tecnológica um equipamento fantástico, que há muito tempo era aguardado pela comunidade escolar, pela juventude e por aqueles que buscam, a partir do conhecimento, ter uma oportunidade na vida para mostrar seu talento. Certamente, esta unidade chega para fortalecer todo o Marajó, qualificando a mão de obra local e, por consequência, gerando emprego e renda para a população impactada por esta instituição de ensino”, destacou Helder Barbalho.

Laboratório de informática A construção da unidade escolar ficou abandonada por dez anos. Apenas na atual gestão os trabalhos foram retomados e concluídos. Após a entrega, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) vai repassar a gestão do espaço para a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), atual responsável pelo ensino técnico-profissionalizante na administração estadual.

O secretário adjunto de Logística Escolar da Seduc, Alexandre Buchacra, informou que a EETEPA de Breves vai beneficiar alunos que vêm das mais distantes localidades da região. “Este espaço é composto por 12 salas de aula, vários laboratórios, espaços pedagógicos, administrativos, esportivos, anfiteatro e auditório. Portanto, aqui é um local que vai fomentar o conhecimento e oportunizar aos nossos jovens qualificação técnica que potencializará as suas condições de ingresso no mercado de trabalho”, ressaltou.

Alexandre Buchacra, secretário adjunto de Logística EscolarNova realidade - Para o titular da Sectet, Carlos Maneschy, a abertura do novo espaço de aprendizagem vai refletir positivamente na realidade socioeconômica da região e na garantia de futuro para muitos jovens. O dirigente disse ainda que, nos próximos dias, serão lançados diversos cursos profissionalizantes com início imediato.

“É compromisso desta gestão que, até o final de 2022, possamos concluir as obras de escolas tecnológicas que se encontram em andamento nas demais localidades do Estado, possibilitando que muitos jovens tenham capacitação de qualidade e sejam inseridos no mercado de trabalho. A partir da próxima semana, daremos início aos nossos trabalhos nesta unidade. Com toda a certeza, Breves vai mudar sua realidade educacional, econômica e social, porque onde se inaugura uma escola, um novo tempo se afirma à frente de nós”, reiterou o secretário.Carlos Maneschy, titular da Sectet: mudança na realidade

Investimentos - As obras foram executadas pela Seduc, resultado de um investimento superior a R$ 8,1 milhões, provenientes do Tesouro Estadual e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos possibilitaram a construção de 12 salas de aulas, laboratórios de biologia, física, informática, línguas, matemática e química, biblioteca, auditório, almoxarifados para materiais pedagógicos, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, banheiros masculino e feminino, e ferramentas que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

A unidade também dispõe de quadra poliesportiva coberta, vestiários, anfiteatro, grêmio escolar, recreio coberto, cozinha, despensa, cantina, área para cargas e descargas, bicicletário e estacionamento para carros e motos.Quadra poliesportiva coberta integra a estrutura oferecida pelo Estado à juventude marajoara

Os equipamentos vão garantir comodidade, conforto e segurança aos estudantes, professores e à equipe técnico-pedagógica. Desde janeiro de 2019, esta é 82ª escola entregue pelo Governo do Pará, por meio da Seduc, o que consolida o compromisso com a melhoria da educação pública paraense.Xarão Leão, prefeito Breves, ressaltou o compromisso do Estado

Data histórica - Segundo o prefeito de Breves, José Antônio Azevedo Leão (Xarão Leão), a data é histórica para o município, visto que está completando 171 anos de emancipação e ganhando muitos presentes, os quais são frutos do compromisso do governador Helder Barbalho com Breves, e também com toda a região.

“A escola tecnológica que está sendo entregue vai atender outros nove municípios marajoaras, e temos a satisfação de receber este importante equipamento. Mais uma vez, o governador Helder Barbalho assume o seu compromisso, estando presente em todo o Pará, e não seria diferente no Marajó, que é uma região especial, carente, para a qual ele sempre teve um olhar diferenciado”, acrescentou o gestor municipal.

Ainda durante a cerimônia de entrega da escola profissionalizante, o Helder Barbalho e o Xarão Leão assinaram um convênio para a revitalização da Escola Municipal de Ensino Fundamental Estevão Gomes. Mais de R$ 531 mil, provenientes de emenda parlamentar do deputado estadual Wanderlan Quaresma, serão utilizados nas obras de mais um importante espaço de aprendizagem em Breves.

Texto: Vinícius Leal - Ascom/Seduc